Venho através desta comunicar aos pais dos alunos da Categoria Sub-9 e Sub-11 que estamos fazendo o máximo possível para uma prática de ensino-aprendizagem correta do Futebol de Salão, conforme aprendemos jogando e estudando sobre o mesmo. O motivo pelo qual estamos lhes escrevendo isso é por que não é de nossa índole passar conhecimentos inexistentes ou conhecimentos que não sejam condizentes com a idade da criança. Nossa escolinha é uma entidade séria (registrada e com profissional habilitado) que esta no ramo desde 2003, logo em outubro completaremos 10 anos de muito trabalho, pouco incentivo e muito êxito. Ler com atenção abaixo:
Relação Escolinha (professor) e alunos (pais):
1) Capacidade de interpretação do ensino: Há muitas variáveis que devemos levar em consideração neste aspecto, pois o aluno é um ser pensante, logo, um traduz de uma maneira outro de outra o ensino passado pelo professor. Um acata a idéia, outro ignora a mesma e assim segue, por que a escolha é consciente ou inconsciente e muito depende do estado psicológico de momento da criança.
2) Vivência esportiva: Este é um aspecto que eu cuido muito quando vou passar o conhecimento ao aluno, por que a vivência esportiva de um é muito, mas muito diferente da vivência de outro mesmo que estejam na mesma faixa etária. Logo adaptações são necessárias cotidianamente.
3) Professores e Professores: No que tange este contexto vejo práticas diferentes para um mesmo esporte. A realidade é uma só, os pais devem comparecer aos treinos de seus filhos e falar com os professores sobre o que esta sendo passado e indagá-los qual o objetivo da atividade. Nossa entidade tem bem claro o que pretende passar e alcançar ao término de cada fase de ensino, nosso projeto esta na internet para todos acessarem escolinhagarotobomdebola.blogspot.com, de outra forma vemos que tem escolinhas e até escolas públicas sem projetos, planejamento e ou plano de aula o que dificulta e muito o meu trabalho pois os garotos chegam muito “verdes” quanto aos conhecimentos básicos do esporte.
4) Jogos (Torneios e amistosos): Quero deixar bem claro a todos os pais em igualdade que nossa entidade viaja seguidamente para jogos amistosos e torneios de integração em municípios vizinhos e que eventualmente seu filho irá ou não ser convidado a fazer parte da viagem. Digo eventualmente por que não é obrigação do professor convocar A, B ou C e sim estes devem fazer por merecer a convocação. De nossa parte faremos todo o possível para oportunizar igualitariamente a todos o acesso a viagem, porém caso se encaixe no perfil que buscamos.
Desta forma estou ao pleno dispor dos pais que queiram conversar sobre seus filhos, no que se refere ao comportamento, entendimento do esporte, motivação para o esporte, oportunidade de participar das viagens, e dos itens acima citados caso não haja compreensão dos mesmos.
Atenciosamente
Professor Elver – 9171-8555