PROJETO Escolinha de Futsal Garoto Bom de Bola (GBB 2018)

 
 
 
PROJETO: ESCOLA DE FUTSAL GBB
 
PROPONENTE: Associação de Pais e Amigos da Escola Garoto Bom de Bola
PRESIDENTE DA ENTIDADE: Elver Antonio Vargas
LOCAL DA EXECUÇÃO DO PROJETO: Ginásio de Esportes da Escola Cléia Salete Dalberto.
MUNICÍPIO: Tenente Portela-RS
TELEFONE (s): (55) 9 9171-8555 e (55) 9 9988-2483
CORPO DOCENTE: Élver Antonio Vargas (Licenciado/Bacharel em Educação Física-UNIJUÍ-RS/2010 e Pós Graduado em Treinamento Desportivo - UNIASSELVI-SC/2016 - CREF/RS - 022143-G)
 
 
 
 
FILOSOFIA DA ESCOLA
 “Se a inspiração não é democrática, a transpiração está ao alcance de todos”. (Kfouri in Freire, 2003)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
PRINCÍPIOS:
Segundo Freire (2003), Escola não é rua e nunca será demais repetir isso. Professores são profissionais especialistas em ensinar e devem se orientar por ideias, teorias, princípios.
Abaixo seguem quatro princípios básicos para ensinar.
 
1)  Ensinar futebol /futsal (A) todos: Nossa entidade não irá privilegiar somente os que têm maiores habilidades. Todos podem aprender a jogar o futebol/futsal. Devemos fazer com que aquele que joga bem melhore ainda mais e aqueles que sabem pouco aprenda o mínimo e suficiente para jogar;
2)  Ensinar futebol/futsal (BEM) a todos: Não basta ensinar. É preciso ensinar bem. A tarefa de ensinar futebol não é ensinar qualquer coisa, futebol é o esporte paixão nacional. Devemos ter as melhores técnicas, os melhores materiais, o maior cuidado, para que com o tempo os alunos possam jogar um futebol/futsal de qualidade. Todos podem jogar futebol/futsal de boa qualidade, alguns em menor, alguns em maior tempo. Igualmente “todos” devemos estar cientes que o processo pedagógico exige paciência.
 
3)  Ensinar (MAIS) que futebol/futsal a todos: Além de ensinar futebol e ensinar bem, a tarefa educacional deve preparar a criança para algo além das quatro linhas. Quem participa de uma escolinha de futebol/futsal além de aprender o esporte em si enriquece seu acervo motor podendo utilizá-los em outros esportes, deve aprender a conviver em grupos, há respeitar regras e condutas, há lidar com a competição (vitórias e derrotas), aprender noções nutricionais, entre outras. O docente não pode pensar somente no craque, mais que isso, devemos “todos” pensar na condição humana.
 
4)  Ensinar a (GOSTAR) do esporte/futebol/futsal: Quando um aluno vem para um projeto de escolinha pressupõe-se que ele goste do esporte em questão. Alguns, em menor número vem pelo incentivo dos pais, outros por que algum colega de aula que participa o convidou, enfim, o que importa mesmo é que o projeto deve ser pautado de brincadeiras (recreação), que haja diversão, bastante carinho, atenção, liberdade de expressão, direitos iguais (proximidade de igualdade), promessas possíveis de cumprir, cobranças de acordo com o entendimento da criança, entre outros. Assim antes de qualquer ensinamento o aluno precisa aprender a gostar do que faz. Fazer por prazer fará o processo qualitativo. 
OBJETIVO GERAL
Orientar e passar o máximo de conhecimento possível sobre a prática do futebol/futsal, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) das crianças, utilizando este esporte como fator de socialização e educação.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações didáticas pedagógicas voltadas para a interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva, utilizando o futebol/futsal como elo deste;
- Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento psico-físico-social da criança, de maneira saudável, orientado com acompanhamento técnico de profissional habilitado;
- Realizar o intercâmbio social e a solidariedade através do futebol/futsal;
- Promover a aprendizagem (convivência) em grupos;
- Proporcionar oportunidade à participação em eventos esportivos e culturais como: amistosos, torneios e campeonatos, a “todos na medida do possível” e de acordo com a interpretação do docente;
- Incentivar o futebol/futsal como atividade alternativa para combate ás drogas, evasão escolar, melhora no rendimento escolar, melhora na nutrição/alimentação e aproveitamento do tempo ocioso das crianças/adolescentes;
- Desenvolver a prática regular de atividades físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;
- Estimular o trabalho em grupo e a convivência comunitária;
- Descobrir novos talentos, possibilitando um ponto de partida para uma possível ascensão social.
- Trabalhar os aspectos técnico/táticos abaixo citados no plano de trabalho;
 
IDÉIA DE JOGO
 
Conforme Santana (2010) “devemos focar no modelo, que é a herança do jogador, o que ele carrega consigo. Por isso, desenvolva nos seus treinos um tipo de jogo fértil, que sirva de ‘ponte’ para os jovens jogarem em um nível mais avançado, que é o que vem pela frente”.
Assim, em nossa ideia de jogo o que mais importa é como nossa equipe joga e, por conseguinte o resultado.
 
PRINCÍPIOS DE JOGO
 
Princípios gerais (Sub-11, 13 e 15)
a) tentar criar superioridade numérica, b) evitar igualdade numérica, c) não permitir a inferioridade numérica.
 
Princípios operacionais (Sub-11, 13 e 15)
Ataque: a) conservar a bola, b) construir ações ofensivas, c) progredir pelo campo de jogo do adversário, d) criar situações de finalização, e) finalizar a baliza adversária.
Defesa: a) impedir a progressão do adversário, b) reduzir o espaço de jogo do adversário, c) Proteger a baliza, d) anular as situações de finalização, e) recuperar a bola.
Princípios fundamentais/estruturais (Sub-11, 13 e 15)
Ataque: a) penetração, b) cobertura ofensiva, c) mobilidade, d) espaço.
Defesa: a) contenção, b) cobertura defensiva, c) equilíbrio, d) concentração.
 
Fonte: (baseado em Garganta; Pinto, 1994)
 
Intenções táticas (individuais) e Subpapéis (Sub-13 e Sub-15):
ACPB: Atacante com posse da bola;
ASPB: Atacante sem posse da bola (cobertura ofensiva/apoio);
DACPB: Defensor do atacante com posse da bola (marcador direto ao portador da bola);
DASPB: Defensor do atacante sem posse da bola (marcador do atacante que da cobertura ofensiva, logo faz cobertura defensiva também ao DACPB).
ACPB (observar melhor ação a fazer, procurar passar ao colega sem marcação, ao receber a bola equilibrar-se em direção a meta e ou em direção ao colega para tabela, finalizar ao gol quando em posição favorável) ASPB (procurar permanentemente desmarcar-se e dar opção/apoio para passe do ACPB, Aproximar-se ou afastar-se quando oportuno do ACPB, solicitar passe ao ACPB quando em boa situação, progredir com a equipe quando esta parte ao ataque) DACPB (marcar adversário direto, estar sempre entre seu atacante direto e o gol, pressionar seu atacante direto para evitar o passe e/ou finalização) DASPB (responsabilizar-se por seu atacante direto ou ir atrás da bola, estar sempre entre seu atacante direto e o gol, estar sempre agindo com o objetivo de dissuadir o ACPB, quando marca cuida apenas do ASPB, ou apenas do ACPB ou ambos).
      Fonte: Gonzáles e Bracht (2012, p.35)
 
DAS CATEGORIAS:
CATEGORIA SUB-9 ou Iniciação (Nascidos nos anos de 2008/2009/2010)
Observação: De acordo com o entendimento do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2007 nesta categoria (motivo: maturação).
 
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo) e competição (às vezes vencemos e ás vezes perdemos).
 
Krebs (1996) diz que “os processos de mudanças nos seres humanos vão desde sua concepção até o final de sua existência”, logo o aspecto interior (próprio) e exterior (meio) dará ao iniciante experiências enriquecedoras que lhe estruturará para fases/etapas seguintes.
 
Conteúdos de ensino/aprendizagem:
 
a)      Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras básicas: Caminhar, correr, saltar, girar, equilibrar-se, transpor. Meios: através de circuitos com e sem bola, estafetas com e sem bolas e auxilio de acessórios diversos, e brincadeiras com e sem bola e com uso de acessórios diversos.
Imagem relacionada
É importante nesta fase trabalhar um vasto repertório das habilidades motoras básicas:
Resultado de imagem para habilidades motoras basicas gallahue
Fonte: (baseado em Gallahue, 2001)
 
b)      Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Antecipação, bloqueio, finta, passe, recepção/domínio de bola, condução de bola, cabeceio, chute, drible, marcação, movimentação. Sempre desenvolvidos de forma lúdica e tentando ser atraente. Lembrando que o ensino/aprendizagem deverá ir do simples ao complexo, nos utilizaremos de jogos condicionados (EFR) e complementares com e sem oposição para a prática de ensino-aprendizagem deste item.
 
c)      Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo: Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Introdução ao posicionamento na quadra (noção espacial), sistema 2.2 e sistema 3.1, de forma simples;
      c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2;
d) Posições: Goleiro, ala direita, ala esquerda, fixo e pivô.
e) Entre outros.
 
CATEGORIA SUB-11 OU PRÉ-MIRIM (NASCIDOS 2006/2007)
Observação: De acordo com o entendimento do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2005 nesta categoria (motivo: maturação).
 
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo), pré-competição (os motivos do vencer e perder).
 
Conteúdos de ensino/aprendizagem:
a)      Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas: coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade, flexibilidade e agilidade.
b)      Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
c)      As duas fases do jogo: Ataque/defesa;
d)     Os quatro momentos do jogo: Organização ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição defesa/ataque;
e)      Os princípios de jogo: Princípios gerais: Princípios operacionais e Princípios fundamentais
f)       Sistema de jogo: Sistema 2.2 e 3.1, noção espacial (Simples para complexo);
g)      Combinações táticas: Aproximação/tabela (2-1 ou 1-2).
h)      Noção das funções: Características específicas das diferentes posições, ou seja, fixo (antecipa) e (da primeira opção para saída de bola), pivô (prepara para quem vem de trás) ou (define a ação ofensiva), etc;
i)        Posicionamento: Introdução do posicionamento defensivo atrás da linha da bola;
j)        Entre outros.
CATEGORIA SUB-13 OU MIRIM (NASCIDOS 2004/2005)
Observação: De acordo com o entendimento do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2003 nesta categoria (motivo: maturação).
 
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo), competição (os motivos do vencer e perder).
 
Conteúdos de ensino/aprendizagem:
a)      Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas: coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade, flexibilidade e agilidade.
b)      Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
c)      Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo: Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Posicionamento na quadra (noção espacial), sistema 2.2, 2.1.1 e sistema 3.1.
      c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2; pontuar as linhas.
d)     Os quatro momentos do jogo: Organização ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição defesa/ataque;
e)      Os princípios de jogo: Princípios gerais: Princípios operacionais e Princípios fundamentais
d)     Posições: Goleiro, ala direita, ala esquerda, fixo e pivô.
e)      Jogadas: Ensaiadas de saída de meta, saída de meio, faltas e escanteios (bola parada).
e) Entre outros.
 
 
CATEGORIA SUB-15 OU INFANTIL (NASCIDOS 2002/2003)
Observação: De acordo com o entendimento do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2001 nesta categoria (motivo: maturação).
 
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo), competição (os motivos do vencer e perder).
Conteúdos de ensino/aprendizagem:
f)       Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas: coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade, flexibilidade e agilidade.
g)      Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
h)      Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo: Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Posicionamento na quadra (noção espacial), sistema 2.2, 2.1.1, 1.2.1, Sistema 3.1. e Sistema 4.0.
      c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2; pontuar as linhas.
i)        Os quatro momentos do jogo: Organização ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição defesa/ataque;
j)        Os princípios de jogo: Princípios gerais: Princípios operacionais e Princípios fundamentais
d) Posições: Goleiro, ala direita, ala esquerda, fixo e pivô.
e) Jogadas: Ensaiadas de saída de meta, saída de meio, faltas e escanteios (bola parada).
f) Entre outros.
 
MENSALIDADES:
 
1) Integral: R$ 50,00 (cinquenta reais);
2) Meia: R$ 30,00 (trinta reais) para quem comprovar que não tem condições de pagar integral;
3) Irmãos: R$ 40,00 (quarenta reais) quando houver inserção de dois irmãos na escolinha;
4) Gratuita: Paga pelo convênio com a Prefeitura e ou doador apoio/voluntário/patrocínio de comerciante local.
Observação 1) O pagamento da mensalidade dará direito ao aluno/atleta a participar igualitariamente, ou seja, ter oportunidades iguais a de seus colegas nos treinos;
Observação 1.1) A mensalidade deve ser paga no primeiro ou segundo treino do mês corrente, caso ocorram atrasos pode haver suspensão do aluno por não cumprimento;
Observação 2) Salientamos que “caso” houver jogos amistosos e ou participação da escolinha em torneios e campeonatos, caberá ao professor diagnosticar em que nível de maturação físico/técnico/tático e psicológica estão seus alunos e assim os relacionar para tal conforme suas interpretações. Assim, fica bem claro que o professor não tem obrigação de convocar “A ou B” em detrimento de “C e D”. Maiores explicações contatar professor.
Observação 3) A respeito desta questão o professor não aceitará qualquer tipo de reclamação de A, B, C ou D, pois o valor integral da mensalidade já é simbólico mediante a seriedade, complexidade, profissionalismo e visibilidade do projeto em relação a projetos no mesmo âmbito vistos na região.

AMISTOSOS E COMPETIÇÕES:
Este item é bastante comum haver má interpretação por parte de alunos e pais. Quero deixar bem claro e tornar ciente aos mesmos que o pagamento da mensalidade é unicamente referente aos treinos, citado acima no item mensalidade.
 Vejam bem, unicamente acesso igualitário a treinos. Que fique bem claro.
Assim, quando a entidade GBB por intermédio de seu professor propor alguma viagem de integração, amistoso ou participe de torneio ou campeonato, é de inteira responsabilidade do professor selecionar, convidar, convocar e escalar quem ele (professor) perceba estar "mais preparado momentaneamente" para tal, e de acordo com as regras do “amistoso/torneio/campeonato”.
Daremos a devida chance a todos (nos treinos) para que mostrem empenho, disciplina e crescimento a nível físico/técnico/tático e psicológico e façam por merecer uma possível convocação para jogos amistosos, e competições. Saliento que citamos nos "princípios" e plano de trabalho acima, a prática pedagógica de nossa entidade é regrada pela paciência e tempo e nosso trabalho é em longo prazo, vai do Sub-9 ao Sub-15, ou seja, dos 7, 8, 9 anos aos 15 anos, logo o tempo deve ser dado "ao aluno para compreender o ensino-aprendizagem do esporte, mas também ao professor" para lhe dar a oportunidade na hora certa, sem acelerar demasiadamente o processo.
 
DESISTÊNCIA E INSERÇÃO NO PROJETO:
1)      Quem desistir do projeto sem justificar, para obter seu retorno (reingresso) terá que pagar a mensalidade integral com antecipação de três meses, ou seja, R$ 150,00 (cento e cinquenta e reais);
2)      Quem falhar três vezes (treinos) sem justificar será automaticamente excluído do projeto e sua vaga aberta para outra criança;
AVALIAÇÃO:
      Poderão ser feitas algumas alterações no projeto, porém ficará a cargo do responsável emitir a todos os pais e alunos as mesmas, quando oportuno for, pelo blog, compartilhado no facebook e ou de modo escrito (individualizado). 
 
           ESTE PROJETO ESTÁ REGISTRADO EM CARTÓRIO, PORTANTO “PLÁGIO” PODERÁ SER REVERTIDO EM PROCESSO.

Atenciosamente.

Élver Antonio Vargas, Professor, Licenciado/Bacharel em Educação Física pela UNIJUÍ-RS, 2010, e Pós Graduado em Treinamento Desportivo pela UNIASSELVI-SC, 2016.
 


16 comentários:

  1. Saudações.
    Estudei o vosso projecto e me interessei por ele, gostaria de implementar um igual aqui em Angola, mas gostaria de conversar a respeito. Etelvino

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Professor, eu também sou formado na área e moro na cidade de Penalva-MA, gostaria de lhe pedir autorização para implantar este projeto via nosso Instituto Pena-Alva, que também visa atender o social, trabalhamos com gente, porque amamos o próximo.

    aguardo seu contato,
    noslinav.arres@gmail.com

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  5. Olá professor... Sou estudante de Psicologia e sempre joguei futasl/futebol aqui no MT, e gostaria... De ter esse projeto seu como modelo... Aqui próximo da minha casa tem uma quadra que está ambadonada, estou buscando autoridades competentes para tentar pelo menos uma parte na restauração.
    renan.serial@gmail.com

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  6. Gostei do projeto!! posso usar uns objetivos seus para melhorar o projeto que meu esposo já desenvolve aqui no Amapá ?

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  7. como posso conseguir sua autorizacao para executar esse projeto no Acre, numa comunidade carente.

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  8. Olá! Professor, sou estudante de Educação Física e estou a iniciar um projeto de futsal feminino. Posso utilizar este modelo como base para o nosso projeto?

    No aguardo.

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  9. Ola professor tudo bom ? poderia Usar esse projeto na minha escola que estou dando aula.

    Aguardo Resposta
    tiagobatista68@gmail.com

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  10. Bom dia? Achei o seu projeto muito bom, pois ele é direto e completo e por isso gostaria de usa-lo. O senhor poderia me autorizar para usar esse projeto? Aguardo resposta professor5andre@gmail.com

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  11. Professor, gostaria de lhe pedi sua autorização para implantar esse projeto na minha cidade.
    Aguardo o retorno.
    raimundofilho3@hotmail.com

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  12. Professor, gostaria de lhe pedi sua autorização para implantar esse projeto na minha cidade.
    Aguardo o retorno.
    raimundofilho3@hotmail.com

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  13. Boa tarde professor, gostaria de pedir a sua autorização para utilizar alguns pontos do seu projeto aqui em uma escola que eu trabalho, pois, estou montando umas equipes para disputarem umas competições, aqui em Goiânia.
    Meu email para contato e, danilloesquilo@hotmail.com

    Desde já, agradeço pela atenção e muito sucesso no desenvolvimento do seu projeto.

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  14. Bom dia, acabo de ler seu projeto, aqui na minha cidade temos um jovem buscando desenvolver atividades esportivas com as crianças e eu gostaria muito de ajudá-lo, que poderia me autorizar a usar seu projeto como base?

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  15. Boa tarde Professor,devido ao indice de criminalidade infantil aqui do meu bairro e de crianças ociosas,e carentes... e as autoridades não olham pra esse lado do esporte, Eu como ex atleta de futebol, gostaria de usar o seu exemplo como base. pois o meu é sem fins lucrativos mais com a ajuda de alguns amigos, temos como o jovem buscar e desenvolver atividades esportivas. te desejo todo o sucesso e parabéns pelo excelente projeto.

    Aguardo sua resposta: Golberyangelo@hotmail.com

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