PROJETO: ESCOLA DE FUTSAL GBB
PROPONENTE: Associação de Pais e Amigos da Escola
Garoto Bom de Bola
PRESIDENTE DA ENTIDADE: Elver Antonio
Vargas
LOCAL DA EXECUÇÃO DO PROJETO: Ginásio de Esportes
da Escola Cléia Salete Dalberto.
MUNICÍPIO: Tenente Portela-RS
TELEFONE (s): (55) 9 9171-8555 e (55) 9 9988-2483
CORPO DOCENTE: Élver Antonio Vargas (Licenciado/Bacharel em Educação
Física-UNIJUÍ-RS/2010 e Pós Graduado em Treinamento Desportivo - UNIASSELVI-SC/2016
- CREF/RS - 022143-G)
FILOSOFIA DA ESCOLA
“Se a
inspiração não é democrática, a transpiração está ao alcance de todos”. (Kfouri
in Freire, 2003)
PRINCÍPIOS:
Segundo Freire
(2003), Escola não é rua e nunca será demais repetir isso. Professores são
profissionais especialistas em ensinar e devem se orientar por ideias, teorias,
princípios.
Abaixo seguem
quatro princípios básicos para ensinar.
1) Ensinar futebol
/futsal (A) todos: Nossa entidade não irá privilegiar somente os que têm
maiores habilidades. Todos podem aprender a jogar o futebol/futsal. Devemos
fazer com que aquele que joga bem melhore ainda mais e aqueles que sabem pouco
aprenda o mínimo e suficiente para jogar;
2) Ensinar futebol/futsal
(BEM) a todos: Não basta ensinar. É preciso ensinar
bem. A tarefa de ensinar futebol não é ensinar qualquer coisa, futebol é o
esporte paixão nacional. Devemos ter as melhores técnicas, os melhores materiais,
o maior cuidado, para que com o tempo os alunos possam jogar um futebol/futsal
de qualidade. Todos podem jogar futebol/futsal de boa qualidade, alguns em
menor, alguns em maior tempo. Igualmente “todos” devemos estar cientes que o
processo pedagógico exige paciência.
3) Ensinar (MAIS) que
futebol/futsal a todos: Além de ensinar futebol e ensinar
bem, a tarefa educacional deve preparar a criança para algo além das quatro
linhas. Quem participa de uma escolinha de futebol/futsal além de aprender o
esporte em si enriquece seu acervo motor podendo utilizá-los em outros
esportes, deve aprender a conviver em grupos, há respeitar regras e condutas, há
lidar com a competição (vitórias e derrotas), aprender noções nutricionais,
entre outras. O docente não pode pensar somente no craque, mais que isso,
devemos “todos” pensar na condição humana.
4) Ensinar a (GOSTAR) do
esporte/futebol/futsal: Quando um aluno vem para um projeto
de escolinha pressupõe-se que ele goste do esporte em questão. Alguns, em menor
número vem pelo incentivo dos pais, outros por que algum colega de aula que
participa o convidou, enfim, o que importa mesmo é que o projeto deve ser
pautado de brincadeiras (recreação), que haja diversão, bastante carinho,
atenção, liberdade de expressão, direitos iguais (proximidade de igualdade),
promessas possíveis de cumprir, cobranças de acordo com o entendimento da
criança, entre outros. Assim antes de qualquer ensinamento o aluno precisa
aprender a gostar do que faz. Fazer por prazer fará o processo qualitativo.
OBJETIVO GERAL
Orientar e passar o
máximo de conhecimento possível sobre a prática do futebol/futsal, respeitando
a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) das
crianças, utilizando este esporte como fator de socialização e educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Influenciar na formação do cidadão de maneira
positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações didáticas
pedagógicas voltadas para a interação social cooperativa e competitiva de forma
consciente e reflexiva, utilizando o futebol/futsal como elo deste;
- Utilizar o esporte como mecanismo maior para desenvolvimento
psico-físico-social da criança, de maneira saudável, orientado com
acompanhamento técnico de profissional habilitado;
- Realizar o intercâmbio social e a solidariedade
através do futebol/futsal;
- Promover a aprendizagem (convivência) em grupos;
- Proporcionar oportunidade à participação em eventos
esportivos e culturais como: amistosos, torneios e campeonatos, a “todos na
medida do possível” e de acordo com a interpretação do docente;
- Incentivar o futebol/futsal como
atividade alternativa para combate ás drogas, evasão escolar, melhora no
rendimento escolar, melhora na nutrição/alimentação e aproveitamento do tempo
ocioso das crianças/adolescentes;
- Desenvolver a prática regular de atividades
físicas, gerando mais saúde, equilíbrio psicológico, físico e motor;
- Estimular o trabalho em grupo e a convivência
comunitária;
- Descobrir novos talentos, possibilitando um ponto de partida para uma
possível ascensão social.
- Trabalhar os aspectos técnico/táticos abaixo citados no plano de
trabalho;
IDÉIA DE JOGO
Conforme Santana (2010) “devemos focar no modelo, que é a herança do
jogador, o que ele carrega consigo. Por isso, desenvolva nos seus treinos um
tipo de jogo fértil, que sirva de ‘ponte’ para os jovens jogarem em um nível
mais avançado, que é o que vem pela frente”.
Assim, em nossa ideia de jogo o que mais importa é como nossa equipe
joga e, por conseguinte o resultado.
PRINCÍPIOS DE JOGO
Princípios gerais (Sub-11, 13 e 15)
a) tentar criar
superioridade numérica, b) evitar igualdade numérica, c) não permitir a
inferioridade numérica.
Princípios operacionais (Sub-11, 13 e 15)
Ataque: a) conservar a bola, b) construir
ações ofensivas, c) progredir pelo campo de jogo do adversário, d) criar
situações de finalização, e) finalizar a baliza adversária.
Defesa: a) impedir a progressão do
adversário, b) reduzir o espaço de jogo do adversário, c) Proteger a baliza, d)
anular as situações de finalização, e) recuperar a bola.
Princípios fundamentais/estruturais (Sub-11, 13 e 15)
Ataque: a) penetração, b) cobertura
ofensiva, c) mobilidade, d) espaço.
Defesa: a) contenção, b) cobertura defensiva,
c) equilíbrio, d) concentração.
Fonte: (baseado em Garganta; Pinto, 1994)
Intenções táticas (individuais) e Subpapéis (Sub-13 e Sub-15):
ACPB: Atacante com
posse da bola;
ASPB: Atacante sem
posse da bola (cobertura ofensiva/apoio);
DACPB: Defensor do
atacante com posse da bola (marcador direto ao portador da bola);
DASPB: Defensor do
atacante sem posse da bola (marcador do atacante que da cobertura ofensiva,
logo faz cobertura defensiva também ao DACPB).
ACPB (observar
melhor ação a fazer, procurar passar ao colega sem marcação, ao receber a bola
equilibrar-se em direção a meta e ou em direção ao colega para tabela,
finalizar ao gol quando em posição favorável) ASPB (procurar permanentemente
desmarcar-se e dar opção/apoio para passe do ACPB, Aproximar-se ou afastar-se
quando oportuno do ACPB, solicitar passe ao ACPB quando em boa situação,
progredir com a equipe quando esta parte ao ataque) DACPB (marcar adversário
direto, estar sempre entre seu atacante direto e o gol, pressionar seu atacante
direto para evitar o passe e/ou finalização) DASPB (responsabilizar-se por seu
atacante direto ou ir atrás da bola, estar sempre entre seu atacante direto e o
gol, estar sempre agindo com o objetivo de dissuadir o ACPB, quando marca cuida
apenas do ASPB, ou apenas do ACPB ou ambos).
Fonte: Gonzáles e Bracht (2012, p.35)
DAS CATEGORIAS:
CATEGORIA SUB-9 ou Iniciação (Nascidos nos anos de 2008/2009/2010)
Observação: De acordo com o entendimento do
Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2007 nesta
categoria (motivo: maturação).
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia
(entender o jogo) e competição (às vezes vencemos e ás vezes perdemos).
Krebs (1996) diz
que “os processos de mudanças nos seres humanos vão desde sua concepção até o
final de sua existência”, logo o aspecto interior (próprio) e exterior (meio)
dará ao iniciante experiências enriquecedoras que lhe estruturará para
fases/etapas seguintes.
Conteúdos de ensino/aprendizagem:
a)
Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras básicas:
Caminhar, correr, saltar, girar, equilibrar-se, transpor. Meios: através de circuitos
com e sem bola, estafetas com e sem bolas e auxilio de acessórios diversos, e
brincadeiras com e sem bola e com uso de acessórios diversos.
É importante nesta fase trabalhar um vasto repertório das habilidades
motoras básicas:
Fonte: (baseado em Gallahue, 2001)
b)
Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Antecipação, bloqueio, finta, passe, recepção/domínio de
bola, condução de bola, cabeceio, chute, drible, marcação, movimentação.
Sempre desenvolvidos de forma lúdica e tentando ser atraente. Lembrando que o
ensino/aprendizagem deverá ir do simples ao complexo, nos utilizaremos de jogos
condicionados (EFR) e complementares com e sem oposição para a prática de
ensino-aprendizagem deste item.
c)
Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo:
Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Introdução ao
posicionamento na quadra (noção espacial), sistema 2.2 e sistema 3.1, de forma
simples;
c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2;
d) Posições: Goleiro, ala
direita, ala esquerda, fixo e pivô.
e) Entre outros.
CATEGORIA SUB-11 OU PRÉ-MIRIM
(NASCIDOS 2006/2007)
Observação: De acordo com o entendimento
do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2005 nesta
categoria (motivo: maturação).
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo),
pré-competição (os motivos do vencer e perder).
Conteúdos de
ensino/aprendizagem:
a)
Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras
básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas:
coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade,
flexibilidade e agilidade.
b)
Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria
anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
c)
As duas fases do jogo: Ataque/defesa;
d)
Os quatro momentos do jogo: Organização
ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição
defesa/ataque;
e)
Os princípios de jogo: Princípios gerais:
Princípios operacionais e Princípios fundamentais
f)
Sistema de jogo: Sistema 2.2 e 3.1, noção espacial
(Simples para complexo);
g)
Combinações táticas: Aproximação/tabela (2-1 ou 1-2).
h)
Noção das funções: Características específicas das
diferentes posições, ou seja, fixo (antecipa) e (da primeira opção para saída
de bola), pivô (prepara para quem vem de trás) ou (define a ação ofensiva),
etc;
i)
Posicionamento: Introdução do posicionamento
defensivo atrás da linha da bola;
j)
Entre outros.
CATEGORIA SUB-13 OU MIRIM (NASCIDOS 2004/2005)
Observação: De acordo com o entendimento
do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2003 nesta
categoria (motivo: maturação).
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo),
competição (os motivos do vencer e perder).
Conteúdos de
ensino/aprendizagem:
a)
Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras
básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas:
coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade,
flexibilidade e agilidade.
b)
Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria
anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
c)
Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo:
Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Posicionamento na
quadra (noção espacial), sistema 2.2, 2.1.1 e sistema 3.1.
c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2;
pontuar as linhas.
d)
Os quatro momentos do jogo: Organização
ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição
defesa/ataque;
e)
Os princípios de jogo: Princípios gerais: Princípios
operacionais e Princípios fundamentais
d)
Posições: Goleiro, ala direita, ala esquerda,
fixo e pivô.
e)
Jogadas: Ensaiadas de saída de meta, saída de
meio, faltas e escanteios (bola parada).
e) Entre outros.
CATEGORIA SUB-15 OU INFANTIL (NASCIDOS 2002/2003)
Observação: De acordo com o entendimento
do Professor poderão ser inclusos algum/alguns alunos do ano de 2001 nesta
categoria (motivo: maturação).
Foco para categoria: Participação (gosto pelo esporte), autonomia (entender o jogo),
competição (os motivos do vencer e perder).
Conteúdos de
ensino/aprendizagem:
f)
Aspectos físicos: Trabalhar as habilidades motoras
básicas (trabalhadas na categoria anterior) e as capacidades físicas:
coordenação, força (máxima/explosiva/resistência de força), velocidade,
flexibilidade e agilidade.
g)
Aspectos técnicos individuais (Fundamentos): Aprimoramento dos fundamentos básicos já trabalhados na categoria
anterior (utilização de jogos condicionados e complementares);
h)
Aspectos táticos:
c.1. As duas fases do jogo:
Ataque/defesa;
c.2. Sistemas de jogo: Posicionamento na
quadra (noção espacial), sistema 2.2, 2.1.1, 1.2.1, Sistema 3.1. e Sistema 4.0.
c. 3. Marcação: Individual (por setor); marcação a partir da linha 2;
pontuar as linhas.
i)
Os quatro momentos do jogo: Organização
ofensiva, transição ataque/defesa, organização defensiva, transição
defesa/ataque;
j)
Os princípios de jogo: Princípios gerais:
Princípios operacionais e Princípios fundamentais
d) Posições: Goleiro, ala
direita, ala esquerda, fixo e pivô.
e) Jogadas: Ensaiadas de
saída de meta, saída de meio, faltas e escanteios (bola parada).
f) Entre outros.
MENSALIDADES:
1) Integral: R$ 50,00 (cinquenta reais);
2) Meia: R$ 30,00 (trinta reais) para quem comprovar que não tem condições
de pagar integral;
3) Irmãos: R$ 40,00 (quarenta reais) quando houver inserção de dois
irmãos na escolinha;
4) Gratuita: Paga pelo convênio com a Prefeitura e ou doador apoio/voluntário/patrocínio
de comerciante local.
Observação 1) O pagamento da mensalidade dará direito ao aluno/atleta a
participar igualitariamente, ou seja, ter oportunidades iguais a de seus
colegas nos treinos;
Observação 1.1) A mensalidade deve ser paga no primeiro ou segundo treino
do mês corrente, caso ocorram atrasos pode haver suspensão do aluno por não
cumprimento;
Observação 2) Salientamos que “caso” houver jogos amistosos e ou
participação da escolinha em torneios e campeonatos, caberá ao professor
diagnosticar em que nível de maturação físico/técnico/tático e psicológica
estão seus alunos e assim os relacionar para tal conforme suas interpretações.
Assim, fica bem claro que o professor não tem obrigação de convocar “A ou B” em
detrimento de “C e D”. Maiores explicações contatar professor.
Observação 3) A respeito desta questão o professor não aceitará qualquer
tipo de reclamação de A, B, C ou D, pois o valor integral da mensalidade já é
simbólico mediante a seriedade, complexidade, profissionalismo e visibilidade
do projeto em relação a projetos no mesmo âmbito vistos na região.
AMISTOSOS E COMPETIÇÕES:
AMISTOSOS E COMPETIÇÕES:
Este item é bastante comum haver má interpretação por parte de alunos e
pais. Quero deixar bem claro e tornar ciente aos mesmos que o pagamento da
mensalidade é unicamente referente aos treinos, citado acima no item
mensalidade.
Vejam bem, unicamente acesso
igualitário a treinos. Que fique bem claro.
Assim, quando a entidade GBB por intermédio de seu professor propor
alguma viagem de integração, amistoso ou participe de torneio ou campeonato, é
de inteira responsabilidade do professor selecionar, convidar, convocar e escalar quem
ele (professor) perceba estar "mais preparado momentaneamente" para
tal, e de acordo com as regras do “amistoso/torneio/campeonato”.
Daremos a devida chance a todos (nos treinos) para que mostrem empenho,
disciplina e crescimento a nível físico/técnico/tático e psicológico e
façam por merecer uma possível convocação para jogos amistosos, e
competições. Saliento que citamos nos "princípios" e plano de
trabalho acima, a prática pedagógica de nossa entidade é regrada pela paciência
e tempo e nosso trabalho é em longo prazo, vai do Sub-9 ao Sub-15, ou seja, dos
7, 8, 9 anos aos 15 anos, logo o tempo deve ser dado "ao aluno para
compreender o ensino-aprendizagem do esporte, mas também ao professor"
para lhe dar a oportunidade na hora certa, sem acelerar demasiadamente o
processo.
DESISTÊNCIA E INSERÇÃO NO PROJETO:
1) Quem desistir do projeto sem
justificar, para obter seu retorno (reingresso) terá que pagar a
mensalidade integral com antecipação de três meses, ou seja, R$ 150,00
(cento e cinquenta e reais);
2) Quem falhar três vezes (treinos) sem
justificar será automaticamente excluído do projeto e sua vaga aberta para
outra criança;
AVALIAÇÃO:
Poderão ser feitas algumas alterações
no projeto, porém ficará a cargo do responsável emitir a todos os pais e alunos
as mesmas, quando oportuno for, pelo blog, compartilhado no facebook e ou de
modo escrito (individualizado).
ESTE PROJETO ESTÁ REGISTRADO EM CARTÓRIO, PORTANTO
“PLÁGIO” PODERÁ SER REVERTIDO EM PROCESSO.
Atenciosamente.
Élver Antonio Vargas, Professor, Licenciado/Bacharel em Educação Física pela UNIJUÍ-RS, 2010, e Pós Graduado em Treinamento Desportivo pela UNIASSELVI-SC, 2016.
Saudações.
ResponderExcluirEstudei o vosso projecto e me interessei por ele, gostaria de implementar um igual aqui em Angola, mas gostaria de conversar a respeito. Etelvino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessor, eu também sou formado na área e moro na cidade de Penalva-MA, gostaria de lhe pedir autorização para implantar este projeto via nosso Instituto Pena-Alva, que também visa atender o social, trabalhamos com gente, porque amamos o próximo.
ResponderExcluiraguardo seu contato,
noslinav.arres@gmail.com
Olá professor... Sou estudante de Psicologia e sempre joguei futasl/futebol aqui no MT, e gostaria... De ter esse projeto seu como modelo... Aqui próximo da minha casa tem uma quadra que está ambadonada, estou buscando autoridades competentes para tentar pelo menos uma parte na restauração.
ResponderExcluirrenan.serial@gmail.com
Gostei do projeto!! posso usar uns objetivos seus para melhorar o projeto que meu esposo já desenvolve aqui no Amapá ?
ResponderExcluircomo posso conseguir sua autorizacao para executar esse projeto no Acre, numa comunidade carente.
ResponderExcluirOlá! Professor, sou estudante de Educação Física e estou a iniciar um projeto de futsal feminino. Posso utilizar este modelo como base para o nosso projeto?
ResponderExcluirNo aguardo.
Ola professor tudo bom ? poderia Usar esse projeto na minha escola que estou dando aula.
ResponderExcluirAguardo Resposta
tiagobatista68@gmail.com
Bom dia? Achei o seu projeto muito bom, pois ele é direto e completo e por isso gostaria de usa-lo. O senhor poderia me autorizar para usar esse projeto? Aguardo resposta professor5andre@gmail.com
ResponderExcluirProfessor, gostaria de lhe pedi sua autorização para implantar esse projeto na minha cidade.
ResponderExcluirAguardo o retorno.
raimundofilho3@hotmail.com
Professor, gostaria de lhe pedi sua autorização para implantar esse projeto na minha cidade.
ResponderExcluirAguardo o retorno.
raimundofilho3@hotmail.com
Boa tarde professor, gostaria de pedir a sua autorização para utilizar alguns pontos do seu projeto aqui em uma escola que eu trabalho, pois, estou montando umas equipes para disputarem umas competições, aqui em Goiânia.
ResponderExcluirMeu email para contato e, danilloesquilo@hotmail.com
Desde já, agradeço pela atenção e muito sucesso no desenvolvimento do seu projeto.
Bom dia, acabo de ler seu projeto, aqui na minha cidade temos um jovem buscando desenvolver atividades esportivas com as crianças e eu gostaria muito de ajudá-lo, que poderia me autorizar a usar seu projeto como base?
ResponderExcluirmluizabegnossi@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde Professor,devido ao indice de criminalidade infantil aqui do meu bairro e de crianças ociosas,e carentes... e as autoridades não olham pra esse lado do esporte, Eu como ex atleta de futebol, gostaria de usar o seu exemplo como base. pois o meu é sem fins lucrativos mais com a ajuda de alguns amigos, temos como o jovem buscar e desenvolver atividades esportivas. te desejo todo o sucesso e parabéns pelo excelente projeto.
ResponderExcluirAguardo sua resposta: Golberyangelo@hotmail.com