domingo, 31 de agosto de 2014

Mais que um passo a frente

Durante a semana paralelamente as atividades rotineiras de treinos e logística para viagem a Crissiumal, tiramos um tempo precioso para acompanhar nossos meninos (Cristian, Thailan e Guto) no processo adaptativo ao CT Sandro Becker de Três Passos e mais que isso, estreitar ainda mais nossa amizade e comprometimento em revelar a cada semestre/campeonato um ou outro bom atleta, que possa ser melhor avaliado no CT e assim ter a chance de seguir a algum clube grande do cenário futebolístico do Brasil.
Ontem (sábado), após o treino do Sub-10, 11, recebemos uma ligação de representantes do CT a fim de que estivéssemos em Três Passos no domingo (hoje) ao meio dia para um almoço/reunião com o Empresário e Agente FIFA Sandro Becker, nada mais, nada menos que representante do atacante Ricardo Goulart (Cruzeiro-MG e Seleção Brasileira) e do zagueiro Lúcio (Palmeiras-SP e ex-capitão do penta). Com certeza aceitamos/confirmamos presença.
Hoje então, estivemos em Três Passos e conversamos muito sobre futebol, categorias de base, planejamentos, ideias, oportunidades, enfim, muitos assuntos de grande interesse para a nossa categoria de base do GBB Futsal e Ypiranga F.C.
Há princípio ficou definido que seremos conveniados com o CT e que encaminharemos nossos alunos/atletas com maior destaque para avaliações constantes e mais, estes terão oportunidades mediante suas condições (tempo/financeiras) de participar dos treinos semanais em Três Passos sob o comando do Professor Giba.
 
Da esq para dir: Bernardo (CT), Sandro Becker (Agente), Elver (Ypiranga), Milla (CT) Prof Ijuí, Marcão(Campo Novo) Flávio Chiesa (CT) Prof Osmar (Ijuí) e Dr.Jorginho (CT)
 
 
Pessoal muito camarada e com ótimas intenções, sentido humanístico semelhante ao nosso, logo deveremos colher frutos muito significativos.
Desde já agradecemos a oportunidade.
 
Att.
 
Professor Élver.


JOGO EM CRISSIUMAL CANCELADO

Hoje (31/08) seria o inicio da caminhada na Copa Carlos Eduardo 2014. Seria pois o jogo contra a Escolinha Rubro Negra de Crissiumal foi transferido em comum acordo pelo motivo das fortes chuvas na madrugada e manhã deste domingo. Segundo o Coordenador de Crissiumal choveu pedras na sua cidade e isso causou alguns pequenos transtornos que implicam no jogo também.
 
Outrossim agradecemos a compreensão de todos os alunos e pais e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos.
 
Obs.: Esses jogos são marcados e ou cancelados mediante a um planejamento e respeito entre ambas as partes para que haja sempre um confronto próximo a igualdade de condições.
 
Att.
 
Prof º Elver

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

1ª rodada da Copa Carlos Eduardo 2014

 
Relacionados:
 
Sub-11
1.Leonardo Bergonci, 2.Victor Rigo, 3.Ezequiel Bento, 4.João Gabriel, 5.Rafael Jorozeniski, 6.Guilherme Verdi. 7.Cauã Tamiozzo, 8.Bruno Jacomini, 9.Pedro Luis, 10.Yuri Sales, 11.Rafael Jacomini, 12. Cassiano Gheller Santos, 13. Marcos Peyrot, 14.Eron Pressi, 15. Luis Eduardo.
 
Sub-13
1.João Vitor, 2.João Antônio, 3.João Arthur, 4.Anderson, 5.Willian, 6.Otávio, 7.Augusto, 8.Thailan, 9.João Henrique, 10.Guto, 11. Cristian, 13.Aladir, 14.Alvaro, 15.Andrius, 16. Jardel.
 
 
Jogo: Em Crissiumal (domingo 31/08)
Horário de Saída: Previsto 7:30
Horário de Retorno: Previsto 13:00
Local: Em frente a Prefeitura municipal
Obs.: Levar meia verde
Dúvidas ligar para o professor
 
Att.
 
Professor Élver.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Atletas do Ypiranga e GBB integram-se ao CT Sandro Becker

Na tarde deste terça (26-08) estivemos acompanhando os atletas Cristian Canabarro, Marcos Augusto Dickel e Thailan Ferreira, oriundos da base do GBB Futsal e Ypiranga F.C. no seu processo de adaptação ao CT Sandro Becker de Três Passos. O CT trabalha diariamente com treinos no campo do Bananeiras, Aguia Negra e Ipiranga, e o intuito do idealizador, o ex-jogador Sandro Becker, e agente de futebol FIFA, representante do atacante Ricardo Goulart (Cruzeiro e Seleção Brasileira) é trabalhar com os meninos os aspectos disciplinares e físico/técnico/tático preparando-os para levar ao Cruzeiro -MG, Inter-Poa, e ou outros clubes ao qual tem acesso. Vimos que o trabalho é sério e que os meninos terão grandes oportunidades caso demonstrarem interesse. Boa sorte aos meninos e que abram portas para mais colegas.
 
Vestiário antes da avaliação

Em campo na apresentação ao CT
 
 

 Nosso projeto mostra a cada dia que é diferente...
 
Att.
 
Professor Élver

domingo, 24 de agosto de 2014

YPIRANGA Sub-13 também é CAMPEÃO

Quando há um planejamento bem feito, cuidadosamente organizado, e quando as pessoas que cercam esta "organização/planejamento" são de bem, e quando se tem nas crianças o "foco" para a excelência e quando as crianças (por mais novas que sejam) entendem o "linguajar" do professor, a vitória é questão de tempo. As vezes demanda paciência, um, dois, até três campeonatos, mas as vezes é imediato. Estamos ai e hoje foi a redenção, apoiado em Jesus Cristo nosso companheiro do bem e iluminados por Deus, pai maior, a benção caiu para o Sub-13 do Ypiranga Futebol Clube. Por mais que jogávamos na casa do oponente (Campo Novo) estávamos cientes de nossa "grandes" possibilidades de vencer a finalíssima da Paulo Baier 2014, uma por que nos dois confrontos que fizemos com nosso rival havíamos jogado muito bem e perdemos (uma e empatamos outra) mas merecíamos melhor sorte, e hoje por mais que o árbitro tentasse "ajeitar" (sem culpas para o Professor Marcão), mas o árbitro tentou mesmo nos prejudicar (maliciosamente) nós saímos de Portela preparados para tudo, com variantes que nos credenciaram ao título. No tempo normal 1x1 e no desempate (penaltys) 3x2 para o Ypiranga. Clube que esta sendo referência na região no futebol de "toque de bola", objetivando fazer com que nossas crianças venham a pensar o jogo e não apenas "jogar por jogar". Falarei mais na minha coluna no Jornal Província, onde além de detalhes farei algumas considerações a respeito do "entorno" que cerca nosso plano de trabalho, criticas também virão a quem merecer, aplausos (idem) para quem merecer, por hora, Ypiranga após 20 anos de inatividade da base e com 9 (nove) meses de trabalho, CAMPEÃO SUB-11 E CAMPEÃO SUB-13 da Copa Paulo Baier 2014.
                                                       Vestiário (pré) Preleção
Timaço Sub-13 (merecedores)
 
 
 
 
Parabéns clube, parabéns meninos, parabéns pais e parabéns a Portela, ou quase metade de Portela.
 
 
Att.
 
Prof. Élver


Clássico de 6 pontos em Campo Novo

Hoje (24/08/14), na cidade de Campo Novo acontece grande clássico de futebol da Região Celeiro, Ypiranga F.C. versus Escolinha de Campo Novo, do grande amigo Professor Marcão. Será o terceiro confronto neste ano, nos anteriores (1 derrota e 1 empate), tivemos bons desempenhos na CB/MPB e criamos muitas situações para gols, mas Campo Novo foi mais eficiente nos confrontos. Hoje temos mais um possibilidade de vencê-los e vale seis pontos, pelo título máximo da Copa Paulo Baier e pela primeira rodada da Carlos Edurado. Vamos com muita confiança e pés no chão, o jogo tem tudo para ser muito emocionante e será decidido nos detalhes, esperamos que seja para nosso lado, mas sobretudo torcemos para que seja mais uma lição de honestidade e trabalho que viemos mostrando durante nosso pouco tempo de escolinha de futebol de campo, nove meses apenas, mas todos já conhecem nosso potencial e sabem que vamos para vencer, sempre e vendemos caro a derrota.
 
Att.
 
Professor Élver.

sábado, 16 de agosto de 2014

Meninos convocados para avaliação

Neste domingo, 17/08 em Três Passos tem grande tarde esportiva no campo do Ipiranga (local), jogam na partida de fundo o CT Sandro Becker vs Internacional de POA na Categoria Sub-15 e válido pelo Estadual 2014. Já na partida preliminar jogam Equipe 2000 do CT Sandro Becker vs Seleção da Copa Paulo Baier (2001/02) este jogo/amistoso contará com avaliadores/olheiros do CT Sandro Becker Internacional/POA e também do Cruzeiro Minas Gerais. Com certeza será muito importante esta tarde em Três Passos, tanto para os meninos como para a Escolinha do Ypiranga e Garoto Bom de Bola de Tenente Portela que estão lutando para colocar estes meninos na vitrine do futebol.
Convocados: Yuri Sales (11 anos), Thaylan Ferreira (13 anos), Augusto Guse (13 anos), Marcos Augusto (12 anos) e Cristian Canabarro (13 anos).
Boa sorte aos meninos, representem bem Portela.
Att.
Professor Élver.

COLUNA DO ÉLVER (Jornal Província)

Coluna do Élver (Jornal Província)
Data: 15/08/14
 
Parabéns ao(s) Teixeirinha(s) do Rio Grande:

Teixeirinha era colorado, então há ele os parabéns, compositor de marca maior, certa feita compôs com Mary Terezinha um dos mais belos “embates” fora de campo vangloriando cada um a sua amada pátria “colorada e gremista”. Era mais ou menos assim: Ela:Teixeirinha se prepara hoje eu vou dar a saída, o Grêmio está na cancha, vou te ganhar a partida, Grêmio de raça é mal, joga limpo e não faz mal, teu time é perna de pau, colorado é sem corrida. Ele: Colorado é sem corrida, mas tem camisa vermelha, também já está na cancha, previne as tuas ovelhas, pra ver se agüenta o combate, não aceitamos empate, colorado só te bate, pra você não ter parelha. Ela: Pra você não ter parelha sai daí time barato, pra nós perder pra vocês, só se o juiz seja gato, meu Grêmio é sem lero-lero, empate eu também não quero, vamos fazer cinco a zero, e vocês pagam o pato. Ele: E vocês pagam o pato, pato é vocês que põem ovo, cinco a zero é pra nós, respeitem o time do povo, por este escore na lista, Internacional na pista, pra derrotar os gremistas, faz o velho ficar novo. Ela: Faz o velho ficar novo, pra nós vocês é barbada, teu time é perna de pau, vento frio não joga nada, dez minutos bate a sede, o Grêmio é uma parede, põe cinco gols na rede termina com a macacada. Ele: Termina com a macacada, macaco pula na brasa, teu time são uns frangos penteados, que joga arrastando asas, nós entrando no tambor, cai por terra o tricolor, nosso rolo compressor, muita alegria tem dado. Ela: Muita alegria tem dado, eu tenho dó da torcida, quem incentiva ao vermelho, e não ganha uma na vida, o vento tremula os panos, derrota de desengano, agora faz onze anos, estão de asas caídas. Ele: Estão de asas caídas, são chances que estão dando, deixamos ganhar algumas, pra vocês não estar chorando, agora daqui pra frente, a coisa é diferente, os teus franguinhos doentes, o Inter vai depenando. Ela: O Inter vai depenando, sai Teixeira, credo em cruz, frango pesteado é vocês, com bico todo veludo, cor vermelha é sem valor, quando vê o tricolor treme a perna de temor e põe ovo de avestruz. Ele: E põe ovo de avestruz, lá vai a bola no barbante, o papai é o maior, nome concorre distante, quando entra no gramado vocês ficam apavorados, na frente do colorado bota ovo de elefante. Ela: Bota ovo de elefante, se eles põe vocês comem, nós não queremos ganhar de time morto de fome, o Grêmio é time de sorte, e só bate em gente forte, colorado vê a morte perde a elegância de homem. Ele: Perde a elegância de homem, tu não complicas a jogada, nosso esquadrão é de ouro e tem barba aparada, são peitudo os colorados, não são gremistas bichados, vocês são pinto pelado, matando a galinhada. Ela e Ele: Melhor é fazer as pazes, os dois times tem muito valor, a família colorada e a família tricolor, desculpe o Teixeirinha e a Mary Terezinha, é uma cantora de linha e ele é o compositor querendo que vocês nos mande, um aplauso dos dois lados, nossa alegria se expande, o Grêmio e o Internacional, como esporte é maioral, representam em geral, o futebol do Rio Grande. É sensacional recordar em época de Gre-Nal esta maravilhosa canção, e como diz no final da canção que predomine sempre o respeito um pelo outro e que a rivalidade fique só no jogo e fora dele a vida segue...(Fonte:Cifras.com)

O Gre-Nal

Para mim o Gre-Nal foi muito abaixo do que deve ser um Gre-Nal. Clássico deveria ser sempre um jogo emocionante, caloroso por jogadas bem criativas, com velocidade de lado a lado, com respeito impondo pressão e suportando criativamente pressão. Mas bem da verdade o que eu vi foi um jogo truncado, amarrado, com passes e passes errados de lado a lado, com jogadores de muito baixo nível técnico e tático vestindo duas das mais importantes camisas de clubes do Brasil, e que na verdade não ás merecem vestir. Vi um técnico que se diz ofensivo (Abél), e que coloca um atacante apenas (Rafael Moura – limitado quando chega, imagina quando não chega a bola) e seu time de quebra chuta apenas uma vez a gol no primeiro tempo (Aléx) e desequilibrado, sem perigo para o goleiro do tricolor. E o Felipão então, só comprovou o que eu havia escrito na coluna passada, fraco taticamente, como diz o colunista Luiz Zini Pires (ZH): “Felipão é mais um animador de grupo, no bom sentido, do que um quase tático perfeito”. Hora caro colunista, na boa, Felipão está é querendo se afundar de vez, perder a credibilidade que conquistara a muito custo no passado. O século XXI requer de um técnico da dupla ou de uma seleção e nem só, até de escolinha de futebol, atualização constante e o que o “bigode” fez? –Colocou o limitadíssimo Pará e o apenas voluntarioso Ramiro em posições que por mais que tenham treinado, nunca merecerão atuar no Grêmio. Felipe Bastos e Walace conseguiram ser menos eficientes que Willians e Wéllington (pode isso?) não, mas ele os preferiu ao invés de colocar (talvez) Zé Roberto e Edinho, que, pelo menos conhecem o clássico. Ora, não posso nem criticar o Inter, que jogou muito abaixo da posição que ocupa (2º) por que o Grêmio de Felipão é muito “limitado”. Dudu, Rodriguinho e Luan são jogadores para time de segundona e não para o grande Grêmio. Sem “rodeios”, me desculpem quem os idolatram, mas abram os olhos, enfim, fiquei muito triste com esse clássico, esperava muito mais, esperava respeito de um ao outro, mas não medo, esperava uma pitada de ousadia (principalmente do Inter), mas do início ao fim este jogou só esperando o erro do oponente, isso é sinal de temor e ou fragilidade (e não inteligência tática). Acredito em falta de alternativas “cognitivas” do técnico para criar formas e “jogadas” que confundam o adversário e os tornem reféns durante a maior parte do jogo. Continuo dizendo que o Inter não é tudo isso que a tabela aponta e está sob provação/aprovação a toda rodada. Vejamos contra o temível CEARÁ.

Local:

Dia 23-08 inicia o Campeonato de Daltro Filho, ou “Campeonato do oito”, estaremos juntos, apreciando e jogando com a Escolinha GBB Futsal. Esta semana também tem reunião para marcar a data de início da Copa Carlos Eduardo de Base, Ypiranga e Miraguai representarão Portela. No domingo dia 17-08 tem jogo do Sub-15 do Internacional em Três Passos contra o CT Sandro Becker, e na preliminar terá o enfrentamento de dois selecionados regionais servindo como avaliação de atletas, pois haverá um empresário ligado ao Cruzeiro de Minas Gerais observando os meninos e Portela estará representado por três atletas do Ypiranga F.C. (Por este motivo a final da Paulo Baier será dia 24-08). Mais na próxima edição. Abraço a todos.

domingo, 10 de agosto de 2014

COLUNA DO ÉLVER JORNAL PROVINCIA

COLUNA DO ÉLVER

JORNAL PROVÍNCIA
DATA: 08/08/14


Profissão torcedor (sofredor)

O Brasileirão 2014 deve estar entre os cinco piores em nível técnico e tático dos últimos 10 anos. Fora o Cruzeiro (com sobras) e “quem sabe” o Fluminense (em provação/aprovação), o resto é resto e ponto final. Não da mais para agüentar passivamente o “déficit de futebol”, esse futebolzinho medíocre que a dupla GRE-NAL está apresentando neste campeonato brasileiro, e nem só, já vem de tempos que o colorado e o tricolor não mostram postura digna de quem entra com estrutura para ser campeão de “alguma coisa”. Esse GRE-NAL para mim (como colorado) não muda em nada minha opinião caso o Inter vença e não convença. Creio que os estudiosos (e apreciadores) do bom futebol, sejam gremistas ou colorados concordam comigo. Nossos times terão que melhorar e muito técnica e taticamente, pois as posições que ambos ocupam neste momento do campeonato são “mera mentira”, o fato é que os demais clubes que vem abaixo são “deprimentemente” times de baixíssima qualidade. Só por isso, por exemplo, o Inter está no G4.

Inter 1 (doloroso)

Seria vergonhoso, mas, sobretudo é doloroso assistir o jeito que o Inter está se postando em campo principalmente nos jogos no Beira-Rio. Fora de casa até se aceita certo receio de sair para o jogo, essa prudência acontece de norte a sul, porém diante da sua torcida os jogadores teriam de mostrar um futebol mais qualificado, aproveitar o que treinam em dois períodos (se é que treinam), aproveitar o suporte que a diretoria dá, ou seja, uma das melhores estruturas de apoio (campos/academia/equipe de apoio), enfim justificar os salários altíssimos que ganham e presentearem a torcida que comparece em ótimo número na maioria dos jogos, traduzirem tudo isso em bom futebol. Jogar com velocidade e na vertical, iniciar as ações defesa/ataque com saídas de bola (no chão), fazer transições setoriais (dignas), ou seja, que a bola gradativamente passe da defesa, transitando pelo meio e chegando ao ataque com naturalidade e qualidade, encurtar as linhas na forma ofensiva e também compactação semelhante de ordem defensiva, apresentando um sistema de marcação pressão na saída de bola do oponente, levando desconforto a este. E segue. Percebo que pouco se treina sob esses aspectos, que são básicos, e a mídia ainda coloca o técnico Abel como referência de bom técnico só podem ser míopes ou são pagos para falarem bem do Abel.

Inter 2 (sonho do Abel - plágio grotesco)

O Técnico Abel deve estar sonhando acordado ou está “louco” mesmo, o Inter esta com um sistema 1.4.2.3.1, mas não tem condições de jogar neste sistema pelo menos neste momento, por quê? Por falta de jogadores com características para tal. Neste sistema vamos fazer uma relação com o Bayern de Munique (que usa este sistema), deixamos de lado a linha defensiva e partimos dos volantes, Bayern com Philip Lahm e Schweinsteiger (Inter com Wéllinton e Willians - cruzes), Bayern com Ribéry, Muller ou Gotze e Robben (Inter com D´Alessandro - não sabe fazer a função, Aranguíz - não creio que se adapte e Aléx-lento), Bayern com Lewandowski (Inter com Rafael Moura - ridícula alguma comparação), então não tem como sonhar desta forma, o resumo é, nossos volantes são “abaixo padrão” tecnicamente falando, os três na terceira linha jogam “tortos” o D´Alessandro não tem mais velocidade para essa função neste sistema de jogo, o Alex não consegue fazer uma tabela com o “Alaba” do Inter (Fabricio-ironia claro!) e no ataque o He-Man até que está fazendo uns golzinhos, mas sobra transpiração e falta-lhe inspiração. Mudança de sistema urgente, 1.4.3.2.1, ou 1.4.4.2, ou 1.4.2.2.2, sei lá, com R$ 600 mil o Abel que pense num sistema eficaz.

Inter (Parêntese para piada)

Vou dar uma idéia á direção colorada. Fazer uma promoção para não só atrair público, mas ajudar mesmo o time. “Quem for ao estádio com a camisa do colorado só paga meio ingresso. Quem for com camisa e calção não paga ingresso (entra de graça), e quem for de camisa, calção, meião e chuteira é escalado para o lugar do Wélinton Silva, Paulão, Juan, Fabricio, Willians e tem mais algumas vagas”.

Felipão (não sei se mudou)

Escutei algumas entrevistas do Felipão, e pegando algo aqui, algo ali percebi que o novo técnico do Grêmio desdisse algo que na chegada havia dito em alto e bom “tom”, ou seja, Felipão na chegada: “vejo um grupo de jogadores muito qualificado” (estava emotivo?). Agora, mais próximo do clássico as palavras do comandante são mais (pés no chão/racionais?). “Se ganharmos será legal, mas se perdermos não posso levar a culpa, é necessário dividir tudo aqui dentro. Futebol é jogo coletivo e os resultados dependem do desempenho de cada um”. Não vejo erro na opinião dele, vejo que ele mudou de conceito e viu que seu time não é tudo aquilo (com certeza não). Felipão jogava também no 1.4.2.3.1 na seleção, fora a defesa, vinha Luiz Gustavo e Paulinho, depois Oscar, Neymar e Hulk e Fred. Na chegada ao Grêmio em atividades com os reservas adotou num primeiro momento esse sistema. Comédia se permanecer com esta idéia. Que seja um GRE-NAL com emoções.
Abraço a todos.

domingo, 3 de agosto de 2014

Escolinha do Ypiranga

Neste sábado (02-08) na cidade de Coronel Barros ocorreu a semifinal (entre regiões Celeiro e Planalto médio) da Copa Paulo Baier de Futebol de Base 2014. O Ypiranga F.C. representante de Portela que no Sub-11 (campeão) da região celeiro enfrentou a equipe do GBB São Luiz Gonzaga (Vice campeão da região Planalto) e mesmo jogando muito desfalcada apresentou um futebol muito consistente em parâmetros técnico-táticos e ainda sofreu com a má arbitragem que deixou de marcar o penalty legítimo no final da partida, assim foi derrotada por 2x1. Já a equipe Sub-13, também com alguns desfalques, mas com um futebol muito acima do praticado pelo adversário, teve algumas dificuldades no primeiro tempo, mas no segundo tempo criou inúmeras situações de gol e conseguiu vencer a Escolinha Verde Sports de Santo Ãngelo pelo placar de 2x0 com sobras.
Portela pode se orgulhar de ter um futebol qualificadíssimo na sua base, e com certeza o que esta sendo investido pela administração municipal e pelos clubes terão retorno garantido em vários segmentos. Agradecemos a parceria entre Ypiranga e Secretarias de Educação e Assistência Social que estão fazendo com que os meninos de Portela mostrem seu valor e o valor do município, pois a visibilidade que o esporte "dá" ao município é grandioso.
 
 
Sub-13

Sub-11
 
Parabéns a todos os apoiadores.
 
Att.
 
Professor ÉLVER.
 

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TAÇA PAULO BAIER (VIAGEM A CORONEL BARROS)

CONVOCADOS:

SUB-11
1. Leonardo Bergonci
2. Victor Rigo
3. Ezequiel Bento
4. Rafael
5. Guilherme Verdi
6. Cauã Tamiozzo
7. Bruno Jacomini
8. João Gabriel
9. Yuri Sales
10. Eric Ribeiro
11. Rafael Jacomini
12. Pedro
13. Cauã Moura
14. Marcos Peyrot
15.

SUB-13
1. João Victor
2. João Antônio
3. Tchuco
4. Alvaro
5. Andrius
6. Augusto
7. Thaylan
8. Marcos Augusto
9. Jeferson
10. Cristian
11. João Henrique
12.
13. Wiliam
14. Otavio Lazzaretti
15.

Obs: Saída: 11:45 e retorno 18 hrs em frente a Prefeitura

Qualquer dúvida ligar.

Att.

Prof º Elver

Coluna do Elver no Província

COLUNA DO ÉLVER

DATA: 02/08/14


Dunga

Em entrevista exclusiva aos apresentadores do programa “Fantástico” da Rede Globo o novo técnico da Seleção Brasileira, o gaúcho Dunga, repetia em muitos momentos que durante o período em que se afastou da Seleção após a Copa de 2010 procurou se atualizar, estudou e assistiu a muitos jogos, viajou há europa e trocou informações com ex-técnicos de seleções rivais, também conversou com estudiosos do futebol aqui e la fora, “estou melhor, disse ele”. Disse também que a Seleção do Felipão estava sem foco, que os treinos eram muito abertos, que seleção merece privacidade, do jeito que estava não dava para fazer as repetições e variações necessárias e isso dificultou muito na armação da equipe. O planejamento para no aspecto da ansiedade e o slogan “somos favoritos” dito pelo próprio Felipão não é adequado para este tipo de torneio, faz com que as demais seleções cresçam. Comentou que a Alemanha e a Holanda eram descontraídas e tal, mas fora de hora de treino, tudo dentro do planejamento, era tudo programado, uma recreação organizada. Dunga falou que na Seleção dele não terá “boné” de outra marca que não seja da Seleção. Criticou também os cabelos do Neymar e Daniel Alves. Disse que acredita no “tal apagão”, e que ele também estava perplexo e desorientado vendo o Brasil levar gol atrás de gol, acredita que se for jogado mais 10 jogos o resultado será bem diferente e o Brasil vence alguns com certeza, “devemos apagar esse jogo atípico”, o capitão do tetra diz que o futebol brasileiro não está ultrapassado e sim está defasado. Dunga sentiu falta de um líder em campo, aquele que chama a atenção dos companheiros. Diz que o Neymar é referencia e tal, é o primeiro da sua lista, mas a seleção não pode jogar em função dele, e sim deve ser montado um sistema que ele se encaixe técnica e taticamente com igual eficácia. Perguntado sobre a imprensa disse que foi ela que mudou seu nome de “zangado” para “dunga” e assim começou o conflito, e deu risos, enfim disse ele “melhorei e melhorarei neste aspecto”, “peguei um ensinamento aqui e outro ali” e revelou que à medida que se assume um compromisso com a Seleção, já começam as desconfianças e os murmurinhos e os porquês das escolhas. Este é um cargo especial, é pressão mesmo, temos que compreender e estarmos preparados.

Felipão

O técnico recém demitido da seleção brasileira descansou a cabeça por mais ou menos quinze dias e (já?) foi admitido/requerido pelo Grêmio, clube em que ele mais foi vitorioso. Nesta que será a sua terceira passagem no tricolor gaúcho Felipão recebe um time qualificado (segundo Sergio Xavier do ZH), “eu discordo, mas respeito”. De outra forma, a aceitação é muito significativa por parte da imprensa gaúcha, jornalistas e cronistas como, Paulo Santana, Wianey Carlet, Diogo Oliver, Luiz Zini Pires, Cleber Grabausca, Maurício Saraiva dizem em alto e bom tom que Felipão é o cara para o Grêmio. Bom, Pedro Ernesto Denardin e mais uns blogueiros não vêem desta forma, eu também não acho que ele possa repetir feitos outrora conquistados.  Acredito piamente que Felipão está desgastado e defasado e precisaria mais que quinze dias para rever certos conceitos. Mas no Grêmio ele é “REI”. Vamos ver no que vai dar, se vai ser aquele singelo “papinho de família sei lá do que” e em campo a tática antiga da ligação direta defesa/ataque, ou ele quebrou paradigmas particulares e rendeu-se a novas idéias/ideais. Certo mesmo é que o acerto segundo fontes (globoesporte.com) foi firmado no “guardanapo”, algo em torno de meros R$ 700 mil, pelo amor que ele tem pelo Grêmio, claro.

Inter

O colorado realmente deve ficar de novo com o rótulo do “time do quase” no Brasileiro e também na Copa do Brasil. Enfrentando o Ceará, time de série B, no Beira-Rio, com bom público (pelo fato do jogo ser as 22h). O futebol desenvolvido pelo Inter foi muito a quem para um time que almeja ser campeão, fico perplexo ao assistir o colorado jogar, a defesa com problemas antigos, zagueiros e laterais fraquíssimos, o meio campo depende mais do Aranguiz do que do D’Alessandro, que agora foi posto quase como ponta direita ou meia lateralizado, como joga o Robben no Bayer, mas ele não tem a mesma versatilidade que o Holandês, pelo menos nesta função. Há, citei os valores aproximados do retorno do Felipão e procurei me interar dos valores do Abel Braga R$ 600 mil/mês, para armar aquilo que estamos vendo, sacanagem. Mas o Abel também morre de amores pelo Inter. É de doer.

Ypiranga F.C.

Caso o tempo colabore o Ypiranga F.C. categorias Sub-11 e 13 viajará (neste sábado) a cidade de Coronel Barros para disputar jogos semi-finais entre os vencedores da região noroeste versus a região de Ijuí. Foi divulgado esta semana também o calendário do segundo semestre e a Copa Carlos Eduardo está batendo na porta. A se confirmar haverá clássico “MIRANGA” no certame regional, uma ótima oportunidade para os meninos das escolinhas portelenses mostrarem seus potenciais e os clubes as suas respectivas formas de organização.
Abraço a todos.

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...