Na noite desta quinta (02-10) o GBB Futsal/Cereais Hanauer Sub-11 entrou em quadra pela 3ª rodada do Campeonato de Daltro Filho categoria Sub-11, enfrentando a equipe Centro Fitness num jogo muito "parelho" e de certa forma "estranho". Já percebemos que os adversários contra nossa equipe se transformam, mas da maneira que ontem acompanhamos já extrapola bastante o que pensamos ser coerente a idade. A arbitragem foi péssima mais uma vez, e engraçado sempre beneficiando o adversário, assim como foi quando jogamos com a equipe de Miraguai. Vejamos:
1) Se tem a regra que a distância entre o jogador e a bola no lateral é 5m e pois bem se a quadra tem medida menor (caso Daltro Filho) então seja 3m, cobra-se 3m. Pois nossa equipe é a única que tem jogadas ensaiadas e não pode fazê-las por motivo de os árbitros não exigirem a regra.
2) Carrinho: Os árbitros devem ler a regra 12 que cita:
Regra 12 - Faltas e Incorreções
Para que seja considerada uma falta devemos reunir as seguintes condições:
- Ser cometida por um jogador de quadra ou reserva que não tenha cumprido corretamente o procedimento de substituição;
- Deverá ocorrer na superfície de jogo;
- Ocorrer quando a bola está em jogo.
1- As faltas e incorreções serão penalizadas com:
a) Tiro Livre Direto;
b) Tiro Livre Indireto.
Tiro livre direto
2- Será concedido um tiro livre direto em favor da equipe adversária quando um jogador cometer uma das seguintes infrações contra jogador
adversário, de maneira que os árbitros julguem imprudente, temerária ou com uso de força excessiva:
a, b, c, d, e, f, g...
h) Trancar o adversário com o ombro;
i) O jogador segurar ou desviar a bola intencionalmente, carregá-la, batê-la ou impulsioná-la com a mão ou braço, excetuando-se o goleiro dentro de sua área penal;
j) Projetar-se ao solo, deliberadamente, de maneira deslizante, e com uso dos pés tentar tirar a bola que esteja sendo jogada ou de posse do adversário, levando perigo para o mesmo;
Vemos que os adversários usam artifícios "ilícitos" regra 12, letras acima, e os árbitros não marcam quando é a nosso favor. Então fica nossa indignação, não contra a organização, mas contra os árbitros que devem aplicar a regra para "TODOS" e principalmente beneficiar quem tenta jogar um Futsal de qualidade. Nosso foco não é o resultado, mas sim a maneira que nos portamos em quadra. Como minha equipe joga. Não aceito saídas longas, outro erro na regra, categorias de base o goleiro não pode no meu entender sair jogando com arremesso para frente da linha de meio, deveria ser anotado falta. O jogo fica extremamente "minimizado", feio a grosso modo.
Fica então a ressalva quanto a isso. Se os árbitros tem algo em particular contra mim, e eu acredito que tenham, prejudiquem a mim, porém as crianças não tem nada a ver com o história.
Jogamos abaixo de nosso padrão, isso é verdade. O adversário jogou bem, isso é verdade. Mas a arbitragem esta querendo aparecer mais que os verdadeiros atores.
Att.
Professor Élver.