quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Estágio no Sport Clube Internacional

Nesta semana estive em Porto Alegre, no Sport Clube Internacional, realizando um estágio com as categorias de base do colorado, mais precisamente no Sub-10, Sub-11, Sub-12, Sub-14. Tive a oportunidade de acompanhar a planificação/planejamento das atividades (técnico/tático) de uma das melhores bases do Brasil, entre as 5 (cinco) melhores com certeza.
No que se refere ao aspecto técnico-tático percebi que os meninos são bastante qualificados por diversos fatores, cito:
1) Campos de qualidade excepcional;
2) Material de treino (bolas) em grande quantidade e qualidade;
3) Um Professor (técnico), um auxiliar técnico, um preparador físico, um treinador de goleiro, um massagista e mais um professor "aprimorar", para aprimorar o que o professor (técnico) vê de dificuldade num determinado jogador (isso em cada categoria). Ex.: treinos complementares de falta;
4) Psicóloga, nutricionista e assistente social;
5) Um coordenador geral;
Enfim, com uma equipe destas, convenhamos, fica um pouco mais fácil de trabalhar.
Na logística de treinos além do campo principal para cada categoria (com medidas oficiais), há disposição de um ginásio de piso grama sintética, um minicampo grama sintética com para confrontos, 1x0, 1x1, 2x1, 2x2+1, ou seja, situacionais-reduzidos (confrontação). Sensacional estrutura.
Refeitório amplo, onde todos os meninos acompanhados por nutricionista fazem suas refeições, café, almoço e janta, e a mistura Sub-10 há Sub-19 na mesa faz com que haja uma interação, integração e incorporação do sentido "somos uma família" em que os meninos "pareçam"  pequenos profissionais, se é que pode-se usar este termo.
Foi uma excelente estada em Porto Alegre, fiz bastante amizades com o pessoal do Inter, são pessoas sensacionais, muito profissionais e que me abriram as portas com muito carinho.
Em relação ao conhecimento adquirido posso dizer que por mais que o tempo tenha sido curto, procurei ser bastante dinâmico e aproveitar ao máximo, conversar bastante com os professores e analisar as atividades com muita sagacidade. Aprendi muito mesmo e com certeza teremos maior sucesso com este aprendizado, que com certeza será passado adiante.
Agradeço ao amigo Sandro Becker por ter conseguido este estágio, ao Julio Cesar seu braço direito pelo acompanhamento em POA, enfim, a Deus por mais esta oportunidade (única) em minha feliz vida.
 
Campo oficial (grama sintética)
 
                                   Sub-10 momento da convocação para jogo vs Juventude

                                  Sub-10, Professor acertando posicionamento ofensivo (escanteio)

                                        Sub-10, treino de Posse e circulação em meio campo


                               Aproveitando estada em Poa assisti ao jogo do Gauchão Sub-11
                                                      São José 1 x 0 Juventude

                                    Antes do jogo acima, treino do Sub-14 do São José/POA
                                    Treino de confrontação, partindo do 1x1+G até 7x7+G
 
 
 
 

domingo, 16 de novembro de 2014

Clássico Miranga pela Copa Carlos Eduardo 2014

Na manhã deste domingo (16-11-14) tivemos mais uma rodada da Copa Carlos Eduardo 2014, rodada esta que teve o encontro dos tradicionais clubes portelenses Ypiranga Futebol Clube versus Clube Esportivo Recreativo Miraguai, o MIRANGA de base voltou.
O confronto aconteceu em duas categorias, Sub-11 e Sub-13 e transcorreu num clima de imensa cordialidade e parceria como deve ser, pelo menos na base.
As crianças tiveram oportunidade de mostrar seus potenciais e principalmente "transparecer" o seu jogar, seja para participação, educação ou competição, âmbitos que resumem uma proposta bem elaborada de ensino-aprendizagem de qualquer esporte.
No que se refere a resultados de jogo, no Sub-11 Ypiranga 7 x 0 Miraguai, e no Sub-13 Ypiranga 8 x 0 Miraguai, mas isso fica em segundo plano frente ao citado acima.
Queremos parabenizar aos atletas das duas equipes pela postura desportiva. Igualmente como estamos trabalhando no Ypiranga gostaríamos de agradecer a diretoria pela colaboração no evento e no certame em si, ao oponente que foi muito leal, aos pais dos meus alunos pela gratificação de me oportunizar a "professorar" a seus filhos e passar meu conhecimento e modo de ver o esporte, aos alunos/atletas que tão bem assimilam meus ensinamentos... Muito obrigado mesmo...
Mais tarde postaremos algumas fotos do evento e faremos mais algumas considerações que consideramos importantes.
Att.
Professor Élver.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CLASSICO MIRANGA será neste domingo (16-11-14) no Estádio da Colina


Clássico Miragua de categorias de base volta a ser disputado neste domingo no Estádio da Colina.



                                          Ypiranga Futebol Clube
     Em pé: Franco De Carli, Eder Rocha, Fifo, Sidi Tirloni, Charles.
     Agachados: Marcio Hineraski, Fofo Ambrozio, Mauricio, Rafael Castro e Élver


Confirmadíssimo para domingo, 16-11-14, no Estádio da Colina, sede do YPIRANGA FUTEBOL CLUBE o grande clássico portelense MIRANGA.
O clássico não é disputado a aproximadamente 15 anos segundo se sabe devido a extinção das categorias de base do Ypiranga. Porém como o tricolor portelense voltou a ativa em 2013 neste domingo as duas maiores forças do futebol de Portela se encontram pela competição Copa Carlos Eduardo 2014, categorias Sub-11 e Sub-13.
As partidas acontecerão no Estádio da colina, a partir dás 9 hrs, Categoria Sub-11 e ás 9:45 na Categoria Sub-13. Arbitragem: João Luis Richter, Vilson Girardi e João.
Aos apreciadores do bom futebol fica o nosso compromisso e promessa de grandes jogos, pois as duas equipes muito bem se prepararam para o confronto e desempenham um ótimo papel sócio educacional em nossa comunidade.
Sub-11 versus Juventude

Reinicio do Ypiranga em 2013


Att.
Professor Élver.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Escolinha Garoto Bom de Bola faz bonito em Caxias do Sul

Depois de um bom tempo treinando, mais precisamente desde agosto (quando estava marcado o amistoso), passando os meses fomos nos aperfeiçoando e intensificando nosso modelo de jogo, chegou o dia de mostrar nosso futebol no enfrentamento com o Juventude de Caxias.
 
 

 
 
 
Viajamos a Caxias com a finalidade de mostrar no coletivo o que já mostramos no individual, ou seja, desde Vinicius Marion (Vice-campeão Sub-15) passando por Cristian Canabarro e Augusto Guse (Campeões da Copa Três Coroas Sub-11) e Marcos Augusto Dickel e Yuri Sales, são 5 os atletas do GBB que passaram em testes avaliativos no Esporte Clube Juventude. Nosso propósito em conversas com o coordenador da base do clube da serra, Professor Jonas Rosa, é de mostrar os alunos num todo, sempre dissemos ao pessoal do Juventude que tínhamos muitos valores que deviam ser melhor avaliados e que se nossa equipe pudesse ser vista no coletivo seria mais interessante. Neste domingo (09/11/14) tivemos a oportunidade de mostrar isso na prática, em 3 partidas tivemos ótimas apresentações e pudemos mostrar que aqui em Portela e região por mais que tenhamos imensas dificuldades de acessibilidade, de recursos, enfim, temos ainda sim ótimos projetos e ótimos atletas.
Resultados:
Sub-12
Garoto Bom de Bola 2 x 1 E.C. Juventude B
Sub-11
Garoto Bom de Bola 0 x 5 E.C. Juventude A/B
Sub-13
Garoto Bom de Bola 2 x 1 E.C. Juventude Sub-12 A com alguns Sub-13
 






 
 
Temos que levar em consideração alguns fatores, principalmente no aspecto relacionado ao cansaço de viagem, foram 7 hrs. Outro fator importante é o tempo de treino, aqui treinamos apenas uma vez por semana e em Caxias são no mínimo 4 dias de treino por semana. Assim, sabemos que temos limitações, mas sobretudo sabemos que nosso projeto esta no caminho certo e que representamos muitíssimo bem nosso município. Parabéns a quem apoiou a idéia e quem auxiliou financeiramente para que este sonho se tornasse realidade. Deus que de muita saúde a todos e os abençoe em todas as suas ações/investimentos.
 
 
Principais colaboradores: Prefeitura Municipal (Sec.Educação) e Cereais Hanauer.
 
Igualmente saliento a contribuição simbólica de cada aluno para ajudar no pagamento do ônibus.
 
Da mesma forma os pais que acompanharam na viajem e aos pais que confiaram em nossa organização.
 


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

COLUNA DO ELVER NO PROVINCIA

COLUNA DO ELVER NO JORNAL PROVINCIA
DATA: 07/11/2014


Garoto Bom de Bola

A Escola de futebol atuante no Futsal e que da base de sustentação a Escola de futebol de campo do Ypiranga Futebol Clube, comemora 11 anos de trabalhos em Tenente Portela em grande estilo, vai a Caxias do Sul neste domingo (09/11/14) enfrentar a equipe do Esporte Clube Juventude nas categorias Sub-11 e Sub-13. Será uma importante integração com o clube da serra e o principal fim é mostrar o potencial dos atletas de Portela e também o modelo de jogo aqui praticado.

Integração e avaliação

Esta integração também servirá para que os atletas sejam avaliados no contexto coletivo, ou seja, temos 4 (quatro) atletas cito: Marcos Augusto, Augusto, Cristian e Yuri que passaram em testes no Juventude e alguns destes até já vestiram as cores do alviverde serrano em competições pelo estado, estadual Sub-11 e Copa Três Coroas Sub-11. Conversando com o coordenador da base do Juventude Professor Jonas da Rosa (25 anos de casa) vimos que há muito interesse do clube serrano em selecionar os atletas de Portela para comporem a base do Juventude integralmente a partir de 2014. Muito boa oportunidade para os meninos mostrarem seus valores.

Futebol agradece

Mesmo tendo bastante dificuldades na obtenção de auxílios, recursos financeiros para custear o valor total da viagem, já que é uma viagem muito cara (financeiramente falando) obtivemos êxito em todas as investidas de apoio para tornar concreto este sonho. A municipalidade, através da Secretaria de Educação, o Cereais Hanauer, os pais, e alguns anônimos abraçaram a causa e farão este sonho se realizar. Há todos os citados, que ajudaram de uma ou outra forma agradecemos de coração em nome das crianças e do futebol portelense. Vocês são e serão sempre especiais em nossos corações. Jogar entre escolinhas é uma coisa, jogar contra uma base de clube profissional é bem diferente, mais difícil, mas sobretudo mais saboroso. Portela vai muito bem para a disputa, o resultado em si fica em segundo plano, mas é certo que faremos bonito em Caxias do Sul.

Preleção tipo Felipão

Felipão pode não ser o melhor estrategista, porém é um ótimo estrategista. Mas o melhor do Felipão é o “toque psicológico” que ele da nos seus atletas em dias de jogos. Indico que todos os apreciadores do futebol leiam “Felipão – A alma do penta” por Ruy Carlos Ostermann. O livro trata da trajetória para a conquista de 2002, desde as eliminatórias até a grande final frente a Alemanha. Leitura simplesmente obrigatória para quem trabalha com futebol. Outro trabalho de motivação que ele bem fez foi na final da Copa das confederações 2013 contra a temida Espanha, na véspera o “bigode” entregou a cada jogador uma carta que resumindo dizia:  Título: Um dia num instante. Corpo de texto: Vá e cumpra sua jornada, faça acontecer, seja vitorioso, Felipão agradece a todos pela parceria e comprometimento com a causa, fala do desafio e do poder que cada um tem nas mãos (pés) como profissional que são em buscar a cada momento a excelência. Felipão diz que o momento era para ser protagonista da história, pede dedicação do início ao fim, fala que ao entrar no templo maior (Maracanã) e sentir a vibração todos devem pensar nas suas famílias e sugar a positividade. Cita Luther King, no aspecto que “se não pudermos voar, temos que correr, se não pudermos correr, temos que andar, se não pudermos andar, que possamos rastejar, mas sobretudo que sempre devemos focar para frente seja do jeito que for”. Felipão fala do momento, que passado é legal lembrar, futuro é bom sonhar, mas o momento depende de nossa entrega e luta para vencer. Que juntos, valorizando o apoio de cada um e sendo solidário ao colega o Brasil sairá campeão. Enfim, finaliza, que existem pessoas especiais, gente que sonha e gente que faz, corre, vibra, não se queixa, faz do obstáculo uma oportunidade, e diz que gente que tem brilho no olho e amor no coração é vencedor. Meus atletas, “ vão, vençam, vocês podem, nós podemos, o Brasil pode”. Brasil campeão da Copa das Confederações 2013. Legal. Usarei na preleção em Caxias, adaptado claro.
Abraço a todos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

AMISTOSO EM CAXIAS (RELACIONADOS)

Comemorativo aos 11 anos GAROTO BOM DE BOLA
Esporte Clube Juventude x Escola Garoto Bom de Bola
AMISTOSO EM CAXIAS DO SUL 09/11/14

CATEGORIA SUB-11

1.Leonardo Bergonci
2.Rafael Jacomini
3.Ezequiel Bento
4.Rafael Jarozesniski (c)
 6.Guilherme Verdi
5.Leonardo Beck
8.Cauã Tamiozzo
10.Yuri Sales
11. Pedro Luis
7.Bruno Jacomini
9.Eric Ribeiro
12.Cassiano Gheller Santos
13.Victor Bassani
14.Marcos Peyrot
15.Felipe Batisti

 CATEGORIA SUB-13

1.João Vitor Naegele
2.João Antônio Fabrizio
3.Paulo Vitor L. Bueno
4.João Artur Facin
6.Otavio Lazzaretti
5.Augusto Guse ©
8.William Sperluk
10.Marcos Augusto Dickel
11. Thaylan Ferreira
7.Cristian Canabarro
9.Jardel Barbosa
12.Getúlio
13.Álvaro Steffenom
14.Uésley Heinemann
15.Gabriel
16.João Henrique Facin
Observação:
Data da viagem: 09/11/14 - saída 00:00 - Local: Frente a Prefeitura de Portela;
Acessórios: Levar meião azul, dinheiro para alimentação e a autorização assinada pelo pai para viajar.
Dúvidas: 9171-8555
Atenciosamente: Professor Elver Vargas.


Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...