sexta-feira, 25 de julho de 2014

Coluna do Elver

COLUNA DO ÉLVER

Jornal Província (Tenente Portela)

Data: 25/07/14 - ANO XIII - Nº 953

 
Educação em LUTO.
Antes de qualquer coisa abro parêntese para dedicar um espaço para falar de uma das figuras mais marcantes da educação no Brasil. Rubem Alves (Educador/Escritor) se foi, mas seu legado ficará para sempre. Quem não leu algo sobre ele ou não assistiu alguma palestra e ou vídeo nos sites de educação, enfim, vale a pena tirar um tempinho para ler/assistir. Ele (enxerga) enxergava a educação de uma maneira singular. Num de seus milhares de dizeres falou: “suspeito que nossas escolas ensinam com muita precisão a ciência de comprar as passagens e arrumar as malas. Mas tenho sérias dúvidas de que elas deviam ensinar os alunos a arte de ver enquanto viajam”. Outro, “eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sonhos”. E muitos outros. Ele preocupava-se muito com o ensino, queria abolir a mera e “famosa arte da decoreba” para os vestibulares. Quando lhe davam um espaço, na TV ou em seminários, ele criticava este modelo dizendo que é preciso muito mais que passar num vestibular para viver no mundo complexo. Ele dizia que o objetivo do professor não era ensinar coisas, por que as coisas estão nos livros, estão na internet, o objetivo do professor é ensinar a pensar, estimular nas crianças a curiosidade, a criatividade e a imaginação, pois quando uma criança pergunta segundo Rubem se vê que ela esta disposta, e quando ela não pergunta devemos nos preocupar com seu futuro. Rubem valoriza (va) o que o aluno trazia de herança, de cultura, de vivências, fosse pobres ou ricas, respeitava a criança e o seu entendimento sobre o mundo. Sei que Rubem Alves nunca descansará, pois ficará de olho em nós educadores de crianças. Mais sobre, acessar  YouTube vídeos (A escola ideal).

Dunga, cidadão...
Abrindo um paralelo para falar do Dunga, uso esse tópico para dizer da satisfação que tenho em ver um ex-jogador de futebol e novo técnico da Seleção Brasileira, fazer um enorme bem à sociedade, falo do Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão, e ou Esporte Clube Cidadão, localizado em Porto Alegre, capital do nosso estado, esta é uma ONG que visa integrar voluntários interessados no fomento de ações e programas sociais e que trabalham prioritariamente, o desenvolvimento e a formação do cidadão para a prática do bem comum, da solidariedade e da participação. Neste projeto Dunga conta com vários parceiros como “Amigos da escola”, “Ministério da educação”, “Ministério do esporte”, “Unicef”, “Ambev”, “SKY”, “Record”, “RBS”, “Magazine Luiza”, entre muitos outros. Enfim, Dunga pessoa, deve ser respeitado, pois sua índole e postura ética de cidadão são ímpares, que a crítica fique para dentro de campo. Show de Bola Dunga e colaboradores.

Dunga na Seleção Brasileira!
Particularmente não gostei, acho que não é o mais indicado/qualificado para o cargo hoje. Se fosse um técnico brasileiro, minha alternativa seria o Tite. Por mais que não tenha a tal experiência que se pede, como técnico de seleção Tite iria adquiri-la com o tempo, agora está com um pé no Japão. Mas, e esse “mas” é muito mais do que ser apenas uma “simples conjunção”, temos (eu e a maioria das pessoas desse país) e que transpira futebol, ver o que o Dunga pode fazer. Na coletiva de apresentação Dunga falou que conhece o futebol que esta sendo jogado hoje em dia, que o Brasil tem que se adaptar caso contrário as derrotas para a Alemanha e Holanda não serão jogos fechados, ou seja, poderão se repetir. Eu, não vejo luz no final do túnel, pois José Maria Marin, Gilmar Rinaldi e Gallo não apresentaram nada de planejamento, nada de novo, apenas o velho e conhecido novo técnico Dunga. Tenho receio e dos grandes que o gaúcho entrou numa fria, mas... E nós???

Dupla GRE-NAL
Inter: Em campo o Inter venceu o Flamengo, afundou de vez a equipe carioca na crise, joga com o Bahia no próximo sábado, esperamos que consiga se “estabilizar” no campeonato, de vez, por que jogou de um jeito com o Corinthians (mal) e de outro com o Flamengo (bem), definitivamente desse jeito não da pra esperar muita coisa. Grêmio: Segundo coluna do ZH Esportes (23-07) o Grêmio tem a defesa menos vazada do Brasil. Grohe é o segundo goleiro que mais defesas fez no campeonato, Pará é um dos melhores no desarme, Rhodolfo não jogou muito, mas também não recebeu cartões, agora o interessante Geromel é o gremista com a melhor média de bolas afastadas da área, em 4 jogos foram 34 rebatidas, nossa preocupante. O Grêmio (historicamente) é mais que isso. Vamos ver os próximos jogos.

Notícias da Base do Ypiranga F.C.
Estava marcada uma viagem a Caxias do Sul nesta sexta-feira (25-07) e jogos contra a base do Juventude, porém com as constantes chuvas da semana houve um pedido por parte da equipe técnica-diretiva do Juventude para adiar o encontro para o mês de setembro ou outubro, segundo o Professor Jonas Rosa (coordenador) não haveria possibilidade de realizar os jogos no CT do Juventude pelas más condições dos campos oriundos das chuvaradas. De nossa parte entendemos e seguiremos treinando já que semana que vem o Ypiranga tem jogos pela Paulo Baier em Coronel Barros e no final de agosto além de começar a Carlos Eduardo o Leão da Colina jogará em Santa Rosa com a base do Juventus. Abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...