quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mera reflexão (futebol)...

Futebol (pensando) ...
 
O futebol é algo bastante atrativo. Simples e complexo ao mesmo tempo, depende do que se quer dele. Simples para quem pratica de modo informal, sem competição, por lazer na verdade. Complexo para quem transcende o "jogar por jogar" e almeja mais que simples transpiração, quer sim inspiração pura, tem competitividade no sangue, quer crescer construtivamente no aspecto psico/físico/técnico/tático.
Nós professores temos um papel extremamente especial "ou não" na vida do (esportista) atleta de futebol. Ao iniciar num projeto de futebol (escolinha) por exemplo a criança ou pré-adolescente se depara com um ambiente digamos mais "formal", já que nas aulas de Educação Física escolares a competição deve ser muito pequena já que o "esporte da escola" tem foco maior na tomada de gosto pelo esporte, segundo meu ideal. Porém, na escolinha (grupo mais homogêneo) não muuuuito mais que a escola, ou umas mais, outras menos, o "garoto" ou a "garota" percebe uma diferenciação. O ambiente é mais seletivo, as atividades são mais pontuais (objetivos mais pontuais), há maior rigor (respeitando nível de compreensão) técnico e tático, enfim, regras tanto de conduta (disciplina) quanto do esporte a fim são mais cobradas.
Bom, falo isso apenas para chegar nas palavras de Garganta 1997 (apud Correia), que diz: "Como se quer jogar é como se deve treinar. Assim, o objetivo principal do modelo de treino é especializar os jogadores no modelo de jogo definido que, ao ser aplicado durante a partida de futebol, será avaliado em função da eficácia de cada ação individual e coletiva". Gosto dessa definição. Peço aos meus atletas que incorporem o sentido "treino é jogo", pois é a maior proximidade deste, ou seja, tem muitos que dizem treinar pra que, ou "treino é treino e jogo é jogo", mero engano, quem diz isso é por que tem preguiça de planificar um treino ou falta-lhe criatividade para tal, enfim, não tem metas (curtas, médias, longas) em relação a prazo. Um modelo de jogo depende de muito treino e variabilidade, e o professor/treinador deve ser tanto flexível (avaliar constantemente seu plantel) como também estudar minuciosamente tal, quanto a vantagens e desvantagens ao planificar "tal ou tal" atividades de treino conforme cada adversário. Só lamente...
Att.
 
 
 
 
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...