domingo, 14 de junho de 2015

Texto reflexivo

 
Mais um dia em nossas felizes vidas, amanhece o domingo e me vem a memória o treino do dia anterior e alguns outros mais de dias passados. Como sempre, vou estudar um pouco antes do chimarrão matinal. Vou a minha biblioteca e pego um livro aqui (técnica), outro livro ali (tática) e cai um a minha frente, RUBEM ALVES, olha só, você por aqui, chega de técnica e tática hoje vou ler pela 5ª vez algumas de suas maravilhas Professor Rubem.
Porém chegando em dado momento dos escritos desse mestre ele cita:
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". Nossa, quanta profundidade deste grande "pensador da educação brasileira", um ícone para mim, pois bem, remeto-me novamente a aula dada no dia anterior e outras mais então, Rubem esta a falar sobre técnica e tática (pasmem), ora, nossos projetos GBB e Ypiranga FC encaixam-se nessas entrelinhas com divina sutileza, por que, pelo fato de trabalharmos com nossos meninos o sentido de vida, o sentido de perseverança e luta, o sentido de "vão e ajudem", o sentido de "vocês são partes do sistema" e com isso tem o dever de ajudar nosso pais a crescer com suas ideias e criações. Hahaha. Parece maluquice, mas quem me conhece e acompanha nossos projetos sabe que não estamos somente preocupados em fazer com que nossos alunos cheguem em casa e indagados pelo pai: Como foi seu treino hoje? -Que sistema tático o Professor lhe ensinou? -Quantos gols você fez? -Enfim mais perguntas sem que o nosso aluno possa expressar e ou argumentar da seguinte forma:
Bom pai, hoje sobre o treino posso dizer que foi excelente, tivemos noções sobre alimentação, sobre respeito a nossos limites e luta para melhoras nossas capacidades, noções sobre como proceder coerentemente e eticamente na escola nas disciplinas a fins, noções de cooperativismo e apoio e busca de apoio. Taticamente a cada lance havia uma estratégia bem fundamentada com variantes que o professor disse que dá para ocupar além da quadra, ou seja, na vida lá fora, tão concorrida e disse que sempre devemos ajudar você pai e mãe e ajudar meus irmãos, enfim, meus colegas que são parte do meu todo. Sobre gols, até fiz alguns, mas como diz meu professor, posso me realizar num primeiro momento dando a mão ao amigo (você por exemplo) e sei lá pai, bem da verdade estamos aprendendo mais que futebol, estamos aprendendo contigo, com os professores do colégio, da catequese e também na escolinha de futebol que a vida é para ser vivida intensamente e nossos ideais vão e vem de maneira que temos que estudar, se dedicar, vencer e perder que faz parte do processo e não ligar para coisinhas "fúteis" tipo, sistema robótico (4-4-2 campo 3.1 salão e fim), tudo é mutável, não jogamos contra cones, somos seres dotados de muita mobilidade segundo o Professor, enfim, somos seres do mundo e devemos voar.
Hehehehe, extendi um pouco, vou parar por aqui. Até breve amigos. Por vocês sempre.
Att.
Professor Élver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...