sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Élver no Província (edição: 02/12/11)

Eu, futebol: Polêmico ou democrático?
"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio." (Provérbio Indiano)
Campeonato Sub-21 em Frederico
Pegou “fogo” as quartas de finais do Sub-21 em Frederico. Literalmente, (1) pelo calor natural de quase 35 graus no campo e (2) pelo fato dos jogos serem muito parelhos técnico/taticamente falando. Em particular comento sobre os jogos que tive a oportunidade de assistir. CMD Portela x Rio Grandense/FW e Bangu/FW x Botafogo/CMD Taquaruçu do Sul. Do primeiro jogo pude perceber que Portela mandou na partida, tendo buscado o gol desde o primeiro minuto, as vezes um pouco indefinido saber quem era o responsável pelas cobranças de faltas, seja laterais, seja frontais, porém não foi preciso gol direto de falta para decidir o jogo. No geral, viu-se que no gol o Augusto é muito confiável, que o quarteto de zaga (mesmo desfalcado) pelo lateral João Avrella teve muita segurança, o meio de campo com os meninos de Santo Augusto Talherme e Lima, mais o Eder Schrader fazem uma transição defesa/ataque com muita qualidade, mesmo que ás vezes o Mateus tenha sumido em determinados momentos (perdoe-me se estiver errado), quando pegava na bola conseguia dar um ritmo interessante a equipe, o que é pedido ao 10 da equipe. No ataque, muito rápido, diga-se de passagem, o Felipe e o Esquerdinha vão muito bem obrigado, e ainda tem o menino “Dada” de Miraguaí, que esta pedindo passagem ao time titular, boa dor de cabeça ao técnico com certeza. No final 2 x 0 merecido e parabéns a todos da equipe portelense pelos méritos. No outro confronto pude assistir e comentá-lo pela Rádio Comunitária de Frederico. Um jogo melhor e mais parelho, ataques e contra-ataques contínuos para ambas as equipes, nível técnico muito parecido fez de Bangu/FW e Botafogo/TS um confronto digno de ir para os pênaltis em seu final, ao empatarem em 1 a 1 no tempo normal, com gols de falta para ambos os lados. No Bangu destacaram-se os jogadores Basso, Luis Henrique Ló, Daisson e Vini, e no Botafogo os jogadores Maicon Bueno, Ganzer (mesmo abaixo do que eu esperava), Yan, Rafael, Lucas e Diogenes. Foi uma pena para o campeonato a equipe de Taquaruçu cair nesta fase. Desta forma digo que serão muito boas as semi-finais deste campeonato e vale a pena ir assistir. Sábado tem Portela contra Pinheirinho do Vale. Quem puder compareça a Frederico no campo do São José, vale a pena incentivar.
Adiado processo seletivo de atletas para o União de Frederico
Devido ao vestibular da URI e aos jogos das semi-finais do Campeonato Sub-21 de Frederico, foi adiado para dia 10/12 (sábado) com início ás 8 hrs da manhã se prolongando até a tarde o “processo de seleção” de atletas para os juniores do União que representarão esta equipe no estadual da categoria em 2012. Todos os atletas dos anos base 1992/93/94/95 estão convidados a mostrarem seus talentos futebolísticos. O local será o campo do SERSA (Santo Antonio) em Frederico. Aproveitem a oportunidade gurizada de Portela e região.
Inter e Grêmio
Que sacanagem com a torcida colorada e gremista foi o acontecido na penúltima rodada do brasileirão. O Moledo zagueiro do Inter deu aquele presente antecipado de Natal para o Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), ai vitória dos cariocas. E o Victor e seus zagueiros bateram cabeça e entregaram o empate ao Atlético de Goiania. O retrato da nossa dupla Gre-Nal é esse, sem méritos no campeonato, e com muitas falhas tanto individuais quanto coletivas (certamente) teremos que nos abraçar e disputar a Sul-americana, caso o Internacional não vença o seu rival domingo. Os trapalhões poderiam ser re-editados no Olímpico e no Beira-Rio.
Sub-17 do Juventude campeão estadual de Juvenis
Tive a oportunidade/privilégio neste ano de realizar dois estágios de campo no Esporte Clube Juventude, um na categoria Sub-15 e outro na categoria Sub-17. No Sub-17 foi por intermédio do Professor Alon, ex-colega que trabalhou comigo na Escolinha de Futsal GBB. Alon ao sair do GBB foi desempenhar suas atividades pela base do Juventude começando no Sub-15 e depois passando ao Sub-17 onde deu corpo físico aos meninos que nesta segunda (28/11) sagraram-se campeões estaduais juvenis, título inédito para a equipe da serra e conquistado contra o Internacional em pleno estádio Beira-Rio, 3 x 2 para o Juventude. O Alon esta agora no Sub-15, mas com certeza os meninos e o clube lhe são muito gratos pelo belo trabalho que ele fez quando esteve a frente da preparação física do Sub-17. Parabéns Alon.
Futebol e Tae Kwon Do, tem haver!?
Tem a ver com certeza, Tae Kwon Do trás além de disciplina, sabedoria, dedicação e uma ótima flexibilidade aos alunos da modalidade e nos ajuda no futebol, pois a flexibilidade é uma das capacidades físicas mais significativas para que o ser humano tenha maior êxito em suas atividades esportivas. Quem trabalha este esporte em Portela é o “ITI”, com a Escola Educar de Artes Marciais. A Escola conta com alunos de várias faixas etárias, 9,10,11, 30 e poucos anos, logo, nós do futebol parabenizamos “ITI”, a você e sua equipe “Educar” por nos ter muito bem representado na  5 Copa RS de Tae Kwon Do, ainda mais que um aluno em comum o Clândio Gabriel Rodrigues, 9 anos, ficou em primeiro lugar na faixa azul ponta vermelha, e muitos outros tiveram excelentes resultados. Obrigado pela ajuda há nós do futebol. Parabéns. Bom final de semana a todos os leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...