Eu futebol: Polêmico ou democrático?
Final do Campeonato Sub-21 de Frederico
Enfim a final. Neste domingo 11/12 em Frederico Westphalen acontece a grande final do Campeonato Sub-21 organizado pelo CMD daquele município. CMD Tenente Portela x Bangu/FW, certamente farão um jogo muito interessante. As duas equipes provaram que tem elenco muito forte e valores individuais capazes de decidir o jogo a qualquer momento. Por tudo o que fez (defesa menos vazada e ataque mais positivo) além de uma estrutura muito ampla fora de campo (organizacional) Tenente Portela merece ficar com o título. Sabemos que futebol é futebol e tudo pode acontecer, mas com certeza o trabalho foi muito bem feito. Estão de parabéns os jogadores, a comissão técnica e a administração municipal. Boa sorte e que mais um título venha para Portela.
Processo seletivo do União Frederiquense
Será neste sábado 10/12 no campo do SERSA (Santo Antonio) a partir das 8 da manhã o processo de seleção para os juniores do União Frederiquense. O elenco que vai disputar o campeonato gaúcho de Juniores 2012 sairá em sua grande maioria deste processo seletivo. Foi amplamente divulgado e os atletas que quiserem mostrar seu potencial e fazer parte do grupo devem comparecer para terem chances. Levar documento de identidade e materiais para treino. Compareçam, não percam a oportunidade.
Vida de técnico
Todo brasileiro tem um pouco de técnico de futebol, correto? – Seja na seleção, seja no seu time do coração, na equipe da sua localidade/bairro, cada um tem dentro de si a solução, o conhecimento (teórico) para os defeitos da equipe a qual é torcedor. Incrível, sempre discordamos de uma ou outra escolha do técnico que está no comando de nosso time do coração, as vezes por “birra” e as vezes “só para criticar mesmo”. Foi assim desde os primórdios do futebol passando pela Copa de 50 (Técnico: Flávio Rodrigues Costa), Copa de 58 (Técnico: Vicente Feola), Copa de 70 (Técnico: João Saldanha), Copa de 82 (Técnico: Tele Santana), Copa de 2002 (Técnico: Felipão), Copa de 2010 (Técnico: Dunga), e ai segue para todo o sempre. Seja renomados e vitoriosos técnicos como Luxemburgo, Leão, Parreira, Zagallo entre outros, ninguém jamais conseguirá ser unanimidade. Cada um é técnico e ou pensa saber mais que os tais quando a referência é futebol. Neste contexto falo sobre “Tite”, atual técnico do Corinthians (já treinou nossa dupla Gre-Nal) e é o atual campeão brasileiro de futebol. Este é bom mesmo, um cara que planeja, trabalha dia após dia falando em “treinabilidade” palavra considerada invenção de sua cabeça no início e agora (após o título) tornada aceitável pelos críticos que antes entendiam ou tiravam “sarro” dizendo “titebilidade”. Este é o cara, um pensador do futebol, um avaliador de cada circunstância/detalhe, cada sistema(s), estrategísta, estudioso de equipe por equipe, avalia o elenco (seu e do oponente) e até a estrutura do clube, sabe lidar com as adversidades que ocorrem em um grupo ou equipe de futebol, altos e baixos, quedas de rendimento, salto alto (seqüência de vitórias), baixa auto-estima (seqüência de derrotas), ele não se abate facilmente, é sabedor de que o técnico deve ser a estrutura da equipe, o pilar de sustentação dos seus comandados. Assim, tem saídas e em muitos momentos quando se vê apertado conta com a sorte (que tem quem trabalha) por mais que ele próprio não credite ou acredite em sorte e sim em competência. Desta forma, mais um gaúcho é exemplo de competência e sucesso garantido no mundo da bola, e a imprensa carioca e paulista tem que se render e aplaudir o melhor técnico de 2011 é Tite. Esta mesma imprensa já coloca o seguinte “slogam”: Quer que seu time tenha sucesso? -Pelo jeito o negócio é chamar um guri (gaúcho). Em 2010 Mano Menezes assumiu a seleção. Paulo César Carpegiani é bem visto no Rio e em São Paulo. Felipão ta no Palmeiras, que é uma “trairagem” só, o clima lá é bem tenso. Renato Gaúcho “marrento” pra Chu-chu cresce a cada ano. Celso Roth não agrada nem a “gregos” nem a “troianos” gaúchos, mas tem um título continental que muito “bam-bam-bam” queria ter, tem fama de retranqueiro, mas sempre acaba contratado por um time grande. Estamos bem representados por esses técnicos.
Inter
Com um time melhor posicionado em campo, um banco de reservas com várias alternativas, um técnico bem mais motivado, e uma frenética torcida na arquibancada o Internacional conseguiu superar seu maior rival no último Gre-Nal de 2011. Ainda de quebra qualificou-se para a pré-libertadores tão sonhada por nós torcedores. Esperamos que no próximo ano a diretoria de uma mudada no elenco, não precisa ser tão radical, mas com certeza algumas peças já não tem mais condições de ficar no Beira-Rio. Bolivar (Já era), Zé Roberto (nunca esta em forma) e Jô (ninguém agüenta) são os principais que devem arrumar as malas e sair á francesa. E tem mais algumas figurinhas que estão a muitos anos ali e já renderam o que poderiam render e agora não poderão contribuir com muita coisa. Fala-se que Dagoberto já está acertado (vem a peso de ouro), vejo que a comissão técnica poderia dar mais chance aos da base, quem sabe com maior ritmo de jogo não nos surpreenderiam com gratas revelações. Além dos garotos Delatorre, João Paulo, tem o Siloé, muito habilidoso, e que está voando e pedindo passagem a tempos e o Dorival ainda não deu chances. Tomara que em 2012 ocorram algumas mudanças de conceitos e o colorado possa com isso almejar um título de expressão novamente. Bom final de semana a todos os leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário