Eu, futebol: Polêmico ou democrático?
Campeão
Em uma final num campo grande (quase neutro) no estádio do itapajé em Frederico Westphalen, o CMD/Tenente Portela mostrou sua superioridade na final do Campeonato Sub-21 de Frederico. Contando com jogadores novos, mas experientes (Augusto, Marcel, Renato, Talherme, Lima, Esquerdinha, Ede e Boita) mais a vitalidade de (Rodrigo, Eder, Dada, entre outros) o selecionado portelense não tomou conhecimento da equipe do Bangu/FW. Eu não tive o privilégio de assistir a partida, mas acompanhando pela Rádio Municipal pude perceber que o domínio da partida foi quase total de Portela, cabendo ao Bangu defender-se e sair em contra-ataques, quase sempre parando no meio do caminho. Este título foi a coroação para a equipe que mais quis vencer o campeonato, para a equipe que conseguiu encaixar as melhores peças (vindas de fora) aliada a ótima base que se tem aqui, fazendo assim um plantel muito perto do perfeito. Estão de parabéns os atletas e seus familiares, a administração e o CMD pelo apoio muito significativo, e a comissão técnica (Nata, Chape, Ira, Vande, Aléx, Stecker) que muito bem conduziram os meninos.
Há um ano atrás
Assisti Santos F.C. e Kashiwa Rey Sol pelo mundial de clubes. É uma emoção para quem assiste pela televisão, imagina estar lá no Japão nas arquibancadas e avalie a sua maneira a adrenalina em campo. Deve ser uma coisa “fora de série”. É, e o Inter teve a chance no ano passado e parou na semifinal, com a derrota para o desconhecido Mazembe. Veio em nós torcedores colorados um sentido de impotência/vergonha/incompetência, naquela oportunidade, por que de certa forma estávamos muito empolgados, com certa soberba, falando em goleada, enfim, perdemos e desta vez não poderíamos culpar o tal de “azar”. Desta forma avalio Celso Roth e Murici Ramalho. Assisti a uma entrevista do Murici (falando sobre o Kashiwa) em que ele falou em time organizado, que não desperdiça posse de bola, que tem um sistema de jogo interessante, falou ele também que assistiu há vários vídeos dos jogos da equipe japonesa e que no futebol não tem mais time “bobo”, então, o Santos devia ter o máximo de cuidado. E ai me recordando do Roth, não me lembro de ele ter dito que havia assistido a um jogo sequer do Mazembe e analisado as variantes daquele “desconhecido” time. É, acredito que se fosse hoje, o Roth teria analisado melhor seus conceitos. Tomara que o Muricy tenha assistido há vários jogos do Barcelona e possa montar um sistema capaz de segurar o Barça, o que é muito difícil.
Barcelona x Santos
O futebol é um dos esportes mais imprevisíveis com certeza. Mas quando encaixa não adianta chorar/espernear/bater a cabeça, enfim, Barcelona e Santos são indiscutivelmente duas das mais qualificadas equipes de futebol do mundo. Vale ressaltar a preparação tática e física avantajada que suas comissões técnicas empregam há suas equipes, mas, sobretudo o que realmente faz dessas duas equipes, equipes realmente “diferenciadas” são seus valores individuais (Neymar/Ganso/Borges) pelo Santos e (Messi/Xavi/Iniesta/Villa/Dani Alves) pelo Barça, entre outros menos habilidosos fazem de um jogo dessas equipes um verdadeiro desfile de passes, dribles, conduções de bola, chutes, com uma variabilidade e improviso fora do normal. Então, melhor que Barcelona x Real Madrid, será Santos x Barcelona, neste domingo pela final do Mundial Inter clubes. Não percam.
CREF/RS esteve em Portela
Fiscais do Conselho Regional de Educação Física estiveram aqui em Tenente Portela nesta semana. Este é o conselho fiscalizador das ações em academias, secretarias de educação, escolas de esportes, projetos esportivos sociais e outros afins. Neste contexto pelo que sei o os dois fiscais estiveram visitando e averiguando as regularidades e ou possíveis irregularidades em alguns estabelecimentos como: Academía Físico Forma e Escola de Futsal Garoto Bom de Bola. Segundo os fiscais em ambos não houve verificação de irregularidades sendo que ambas caminham na mais integra “licitude” com profissionais habilitados para exercer tais funções as quais são qualificados, e em ambas também se viu que a parte administrativa está preventivamente atuando na mais pura legalidade conforme as disposições que a lei exige. No entanto foi requerido pelos profissionais fiscalizados que o CREF lute pela classe profissional de Educação Física com maior veemência conforme a lei exige/permite.
Brasileiro Sub-20
Está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul em Porto Alegre/Alvorada/Pelotas e Santa Rosa, o brasileiro da categoria juniores, ou Sub-20. Competição importantíssima que antecede a Copa São Paulo de Juniores e aos estaduais da categoria. Inter e Grêmio representam o Rio Grande, o Inter está classificado para as quartas de finas, já o Grêmio esta fora do campeonato, pois empatou na segunda colocação do grupo 4 (em pontos e em todos os critérios de desempate) com o Botafogo, sendo que a vaga foi decidida num sorteio entre os dois e o Botafogo teve mais sorte. O Inter tem uma equipe muito forte, venceu Cruzeiro, Flamengo, Figueirense e Bahia, e é forte candidato ao título do Brasileiro Sub-20. As categorias de base do Inter com certeza está entre as três melhores do Brasil, exemplo de investimento e organização, somado a garotos de muita técnica, disciplina tática, vontade de vencer, além das comissões técnicas muito qualificadas. Parabéns colorado. Bom final de semana aos leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário