domingo, 28 de junho de 2015

PROJETOS ELVER GBB e YPIRANGA FC

Projetos ELVER há 1000.

Depois de ótima participação no evento organizado pelo Juventude, GBB e Ypiranga FC vão mostrar seu trabalho em Porto Alegre.
 
 

EC Juventude 2 x 0 Garoto Bom de Bola (Final)
 
 
A Escolinha de Futsal Garoto Bom de Bola e Escolinha de Futebol Ypiranga FC estão intensificando/otimizando os treinamentos técnicos e táticos pois no próximo mês de Julho algumas situações grandiosas tornarão o projeto ainda mais forte.
A primeira refere-se ao amistoso com o GREMIO FBPA que ocorrerá no dia 10/07/15 no CT Presidente Hélio Dourado em Eldorado do Sul, amistoso esse em que o 2001 do Ypiranga/Garoto Bom de Bola irá enfrentar o 2002 do tricolor e o 2003/04 do Ypiranga/Garoto Bom de Bola enfrentará o 2004 do Grêmio.
Estamos convictos que serão partidas muito difíceis, mas com trabalho sério que fazemos há 13 anos em Portela e região temos também a certeza que os frutos plantados, regados/cuidados com carinho serão colhidos no momento oportuno.
 
 
Outra notícia positiva é que conseguimos uma avaliação de 3 (três) dias para 5 (cinco) atletas de nossos projetos, este na equipe SER CAXIAS  de Caxias do Sul. Ficaremos nos dias 20, 21, 22/07/15 com os alunos da categoria 2001: Felipe Fontana (Goleiro), João Artur Faccin (Zagueiro), Augusto Guse (Volante), Andrius Trapp (Lateral Esquerdo) e Cristian Canabarro (atacante) e temos a certeza que eles tem condições de estarem no plantel de qualquer equipe de base do RGS e Brasil.
 
 
Apoiadores
SMECD Derrubadas, através da Secretária de Educação Ana Valéria Bidin, não medem esforços para ajudar nossos projetos, e com certeza Prefeito Almir Bagega.
CEREAIS HANAUER dos amigos Zeca e Miguel, sempre, sempre nos dando o incentivo para seguir nesta batalha. Vocês são especiais demais para nossos projetos.
Manifestamos também nossa alegria em poder contar com o apoio dos pais que aceitaram a nossa ideia de organizar uma comissão para busca de recursos para manter o projeto já que o poder municipal (escondido) atrás de uma lei disse que não mais auxiliará as escolinhas (duas fecharam), mas o Garoto Bom de Bola e Ypiranga FC por mim idealizados e treinados não fecharão por essas e outras ações diferenciais que temos.
 
Em breve mais notícias
Att.
 

 


 
Obrigado especial há minha família, esposa Francieli e filha Ana Carolina pelo apoio incondicional já que dedico muito tempo há esses projetos e elas são muito compreensivas quanto isso e sabem que estamos sempre querendo fazer o bem para as crianças da região.
 
Vlw.


domingo, 14 de junho de 2015

Texto reflexivo

 
Mais um dia em nossas felizes vidas, amanhece o domingo e me vem a memória o treino do dia anterior e alguns outros mais de dias passados. Como sempre, vou estudar um pouco antes do chimarrão matinal. Vou a minha biblioteca e pego um livro aqui (técnica), outro livro ali (tática) e cai um a minha frente, RUBEM ALVES, olha só, você por aqui, chega de técnica e tática hoje vou ler pela 5ª vez algumas de suas maravilhas Professor Rubem.
Porém chegando em dado momento dos escritos desse mestre ele cita:
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". Nossa, quanta profundidade deste grande "pensador da educação brasileira", um ícone para mim, pois bem, remeto-me novamente a aula dada no dia anterior e outras mais então, Rubem esta a falar sobre técnica e tática (pasmem), ora, nossos projetos GBB e Ypiranga FC encaixam-se nessas entrelinhas com divina sutileza, por que, pelo fato de trabalharmos com nossos meninos o sentido de vida, o sentido de perseverança e luta, o sentido de "vão e ajudem", o sentido de "vocês são partes do sistema" e com isso tem o dever de ajudar nosso pais a crescer com suas ideias e criações. Hahaha. Parece maluquice, mas quem me conhece e acompanha nossos projetos sabe que não estamos somente preocupados em fazer com que nossos alunos cheguem em casa e indagados pelo pai: Como foi seu treino hoje? -Que sistema tático o Professor lhe ensinou? -Quantos gols você fez? -Enfim mais perguntas sem que o nosso aluno possa expressar e ou argumentar da seguinte forma:
Bom pai, hoje sobre o treino posso dizer que foi excelente, tivemos noções sobre alimentação, sobre respeito a nossos limites e luta para melhoras nossas capacidades, noções sobre como proceder coerentemente e eticamente na escola nas disciplinas a fins, noções de cooperativismo e apoio e busca de apoio. Taticamente a cada lance havia uma estratégia bem fundamentada com variantes que o professor disse que dá para ocupar além da quadra, ou seja, na vida lá fora, tão concorrida e disse que sempre devemos ajudar você pai e mãe e ajudar meus irmãos, enfim, meus colegas que são parte do meu todo. Sobre gols, até fiz alguns, mas como diz meu professor, posso me realizar num primeiro momento dando a mão ao amigo (você por exemplo) e sei lá pai, bem da verdade estamos aprendendo mais que futebol, estamos aprendendo contigo, com os professores do colégio, da catequese e também na escolinha de futebol que a vida é para ser vivida intensamente e nossos ideais vão e vem de maneira que temos que estudar, se dedicar, vencer e perder que faz parte do processo e não ligar para coisinhas "fúteis" tipo, sistema robótico (4-4-2 campo 3.1 salão e fim), tudo é mutável, não jogamos contra cones, somos seres dotados de muita mobilidade segundo o Professor, enfim, somos seres do mundo e devemos voar.
Hehehehe, extendi um pouco, vou parar por aqui. Até breve amigos. Por vocês sempre.
Att.
Professor Élver.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Saudade, ou nem tanto. Recordar é "viver"

Lembrando:

Estadual de Juniores de 2012: Começa a preparação

Postado em 11/12/2011 23:31 (Fonte site: Uniãofrederiquense)

O forte calor do último sábado, quando a temperatura chegou na casa dos 33 graus, não foi obstáculo para quase cem garotos que realizaram o peneirão do União Frederiquense. O processo seletivo visou selecionar atletas para a disputa do Estadual de Juniores de 2012.
 

Além de toda a região do Médio Alto Uruguai, estiveram presentes garotos de vários lugares do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí, Sarandi e da região Celeiro. Também foram registradas inscrições do oeste de Santa Catarina.

O professor Elver Vargas, que será o comandante técnico do time de juniores, avaliou como positivo o processo seletivo:

- De modo geral, nosso processo seletivo teve uma qualidade muito boa. A partir de agora precisaremos lapidar os atletas e prepará-los de forma adequada, pois, mesmo sendo uma competição de categoria de base, a competitividade e nível técnico é muito alto - citou Elver.

Foram pré-selecionados 32 meninos, os quais começarão a treinar no próximo dia 09 de janeiro. Esses atletas poderão sanar suas dúvidas sobre a sequência dos trabalhos com o supervisor Diego Pereira através do e-mail diegoroberto.p@hotmail.com ou pelo telefone (55) 9193-0039.
 
 
Resumo: Após isso o clube só cresceu, hoje tem um departamento de base bem mais organizado, naquela época conseguimos "alojar" gratuitamente cerca de 10 (dez) meninos indicados por mim, e hoje já são bem mais, ou seja, isso é uma vitória incontestável.
 
 


 


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mera reflexão (futebol)...

Futebol (pensando) ...
 
O futebol é algo bastante atrativo. Simples e complexo ao mesmo tempo, depende do que se quer dele. Simples para quem pratica de modo informal, sem competição, por lazer na verdade. Complexo para quem transcende o "jogar por jogar" e almeja mais que simples transpiração, quer sim inspiração pura, tem competitividade no sangue, quer crescer construtivamente no aspecto psico/físico/técnico/tático.
Nós professores temos um papel extremamente especial "ou não" na vida do (esportista) atleta de futebol. Ao iniciar num projeto de futebol (escolinha) por exemplo a criança ou pré-adolescente se depara com um ambiente digamos mais "formal", já que nas aulas de Educação Física escolares a competição deve ser muito pequena já que o "esporte da escola" tem foco maior na tomada de gosto pelo esporte, segundo meu ideal. Porém, na escolinha (grupo mais homogêneo) não muuuuito mais que a escola, ou umas mais, outras menos, o "garoto" ou a "garota" percebe uma diferenciação. O ambiente é mais seletivo, as atividades são mais pontuais (objetivos mais pontuais), há maior rigor (respeitando nível de compreensão) técnico e tático, enfim, regras tanto de conduta (disciplina) quanto do esporte a fim são mais cobradas.
Bom, falo isso apenas para chegar nas palavras de Garganta 1997 (apud Correia), que diz: "Como se quer jogar é como se deve treinar. Assim, o objetivo principal do modelo de treino é especializar os jogadores no modelo de jogo definido que, ao ser aplicado durante a partida de futebol, será avaliado em função da eficácia de cada ação individual e coletiva". Gosto dessa definição. Peço aos meus atletas que incorporem o sentido "treino é jogo", pois é a maior proximidade deste, ou seja, tem muitos que dizem treinar pra que, ou "treino é treino e jogo é jogo", mero engano, quem diz isso é por que tem preguiça de planificar um treino ou falta-lhe criatividade para tal, enfim, não tem metas (curtas, médias, longas) em relação a prazo. Um modelo de jogo depende de muito treino e variabilidade, e o professor/treinador deve ser tanto flexível (avaliar constantemente seu plantel) como também estudar minuciosamente tal, quanto a vantagens e desvantagens ao planificar "tal ou tal" atividades de treino conforme cada adversário. Só lamente...
Att.
 
 
 
 
.


terça-feira, 2 de junho de 2015

ESCOLINHA SMECD DERRUBADAS em ação quinta-feira (04/06/15)

Nesta quinta-feira (04/06), feriado a Escolinha Smecd Derrubadas inicia sua caminhada na 1ª Copa Sandro Becker de Futebol de Campo. Competição que conta com a participação de Derrubadas, Campo Novo, Tres Passos, Santo Augusto e Redentora, na chave celeiro e outras equipes na região de Ijuí/Coronel Barros.
Derrubadas vai com tudo na estreia frente a Craques do Futuro de Tres Passos, o jogo é em Santo Augusto e inicia ás 14 hrs.
Estamos preparados para esta competição e entraremos para vencer nas três categorias, não tenham dúvida. Respeitamos a todas as escolinhas, porém confiamos muito no ótimo trabalho feito nesses meses de preparação, SMECD, Professores e alunos.
Frente há Categoria Sub-11 ficará o Profº Magnus Geroldini (Maninho) e frente ao Sub-13 e 15 o Profº Elver Vargas.
 
Abaixo lista de atletas dos Projetos Elver em Portela que integrarão o selecionado de Derrubadas nesta competição. Parceria em prol do bom futebol.

Relacionados Sub-11 (GBB e Ypiranga FC)
Goleiro (Cassiano)
Lateral/volante (Guilherme Verdi)
Zagueiro (Vitor Bassani)
Meia/atacante (Eric Ribeiro)
Atacante (Felipe Batisti)
 
Relacionados Sub-13 (GBB e Ypiranga FC)
Goleiro (Leo Bergonci)
Lateral (Victor Rigo e João Victor Hanel)
Zagueiro (Ricardo Bassani e Rafael Jaro)
Meia (William Motta Silva, Leo Beck)
Atacante (Yuri Sales)

Relacionados Sub-15 (GBB e Ypiranga FC)
Zagueiro (João Artur)
Lateral (Andrius)
Atacante (Cristian e Henrique)
 

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...