sábado, 24 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Élver no Província (edição: 23/12/11)

Eu, futebol: Polêmico ou democrático?
Jogo jogado
O Barcelona é campeão do mundo. Fez 4x0 no Santos e só não fez mais porque não “quis”, convenhamos, baixou o ritmo, talvez com certa “pena” do clube brasileiro. O Barcelona ensinou ao mundo que a melhor coisa no futebol é o gol e não a firula, é a eficiência e não o deboche, é o coletivo e não o individual. Não vimos nenhum jogador do Barça rolando no chão, fazendo caretas de dor, vimos?. Não vimos nenhum jogador do Barça pedindo cartão amarelo para o adversário, vimos?. Não vimos o Messi tentando ludibriar o árbitro simulando ter recebido pontapé, falta ou pênalti, vimos?. Não vimos o Barcelona apelar para o “chutão” na defesa ou no meio-campo, vimos?. Não vimos o Guardiola (técnico do Barça) gritar com o bandeirinha ou quarto árbitro, vimos?. Não vimos desentendimentos/reclamações entre companheiros do time espanhol, vimos?. Não vimos o autor de qualquer gol procurando câmeras de televisão para mandar beijinhos, coraçãozinhos, fulana te amo, ou coisa do gênero, vimos? . Mas todo mundo viu um time que faz da posse de bola sua arma principal. E é assim, valorizando a tal posse de bola que o Barça comanda o jogo contra qualquer adversário, pois sua média de posse é de 65% á 70% na maioria dos seus jogos. Lembro-me do técnico Carlos Alberto Parreira e ele tem razão quando fala: “quanto maior for sua posse de bola, menor é a chance de o adversário fazer alguma coisa contra sua equipe. Sabe muito Parreira.


Guardiola
O técnico do Barcelona disse em entrevista após a vitória do mundial de clubes que não faz mais que trabalhar a “manutenção da posse da bola” e assim conseguir “dar o ritmo a partida”. Disse também que aprendera bastante sobre isso ouvindo seu pai e seu avô falarem sobre as seleções brasileiras (de 70 e 82), mas, disse ele, que isso demora certo tempo e demandam de muita cautela/calma, planejamento/treinamento e tempo/paciência. Aliado há isso tem que se ter jogadores disciplinados e cooperativos, que se doam e somam forças a fim de alcançar os objetivos. Ele ainda falou que nos outros clubes (principalmente brasileiros) o problema é que os jogadores para receberem a bola precisam se deslocar/desmarcar-se e pedirem a bola. Na sua equipe pelo nível técnico-tático/intelectual/cultural dos seus jogadores os mesmos não precisam pedir a bola, basta deslocar-se/desmarcar-se para receber a mesma, mas isso é ensaiado exaustivamente. Ele completou dizendo que no seu time não tem um matador de ofício, o qual todos os demais times têm, e que não tem um armador “X” para pensar o jogo. O que tem é que todos indistintamente são defensores, armadores e matadores ao mesmo tempo, e com esses tantos atributos seus jogadores não tem tempo para fazerem firulas, reclamarem, fazer três gols para pedir música. Alfinetada.


A importância da base        Fonte: Blog drosmar.com (19/12/11)
Esse Barcelona que assombrou a todos nós com a goleada sobre o Santos nesta final de mundial tem seu segredo na garotada que o próprio Barça forma no seu Centro de treinamentos de La Masia. Guardiola foi promovendo aos poucos, 3 ou 4 de cada vez e deu no que deu. Uma equipe fantástica e quase toda formada em casa. Até aí, nenhuma novidade. Mas vale recordar que o Sub-17 do Corinthians é bicampeão mundial. E o título deste ano de 2011, foi conquistado contra o próprio Barcelona. No primeiro jogo, Corinthians 4x1 Atlético de Madri, Depois 1x0 sobre o Ajax da Holanda. Aí, empatou 1×1 contra o Barça. Na semi venceu o Olimpique de Marselha por 5×4 nos pênaltis e na final foi campeão batendo o Barcelona por 2×1. Aí começa o problema, por que lá os vice-campeões chegam ao time principal e aqui às vezes os campeões desaparecem? -Dizem alguns, que isso já é uma cultura no time catalão. Que seja. Mas por que não pode ser aqui também? -Porque falta organização, falta política de revelações e principalmente pelo fato de muita gente se locupletar do surgimento de promessas em meio a bagunça.


Dupla GRE-NAL
Grêmio larga na frente no critério contratações para 2012. Primeiro veio o Kléber “gladiador” renomado atacante ex-Palmeiras. Agora buscou Marcelo Moreno, boliviano e ex-Cruzeiro de Minas, jogador que chegou abafando literalmente, com pompa de Jardel com cerca de mil torcedores a lhe recepcionar e “tals”. Empolgado ele falou que desde o tempo de Cruzeiro já tinha um grande carinho pelo Grêmio, fazendo aquela média já na chegada. Mas nem tudo são flores no Olímpico, muitos torcedores ficaram de boca “torcida” já que de contrapeso as contratações acima os dirigentes trouxeram o zagueiro Sorondo, ex-Inter, que é um risco, já que desde que pisou no Beira-Rio o zagueirão uruguaio não conseguiu ter seqüência de jogos devido ás sucessivas lesões, exemplo, num só jogo após dividir uma bola aérea na queda rompeu os ligamentos do joelho direito e fraturou a clavícula. Aí a razão do risco. Especula-se que Mário Fernandes, considerado melhor lateral direito do Brasileirão 2011 é pretendido pelo Real Madrid, 15 milhões de euros seria a oferta dos espanhóis. Henrique, zagueiro, ex-Palmeiras, ex-Barcelona, é a próxima busca do tricolor. Os dirigentes do Grêmio dizem que querem montar uma equipe para conquistar a Copa do Brasil e o Brasileirão de 2012, por isso os investimentos altos. Já o Inter ta bem lento no que se refere a contratações, está naquela “pendenga” da reforma do estádio Beira-Rio e na expectativa de quem será o adversário na pré-libertadores. Pouco, muito pouco se for almeja títulos em 2012. O bom é que o Flamengo manifestou o interesse de levar o zagueiro Bolívar para sua equipe, nossa que “benção” dos céus se isso se concretizar. Comentários de internautas ao ZH/Esportes sobre há possível saída de Bolívar do Inter: 1) “DEUS é pai. Viva o Flamengo. Boa sorte Bolívar, só não se esquece de entregar uns gols (como fazia aqui) quando jogar contra o Inter. 2)“Direção: Aproveita e dá o Wilson Mathias e o Jô de brinde”. 3)“A dispensa dessas três feridas (Bolívar, Wilson e Jô) seria o maior reforço do Inter para 2012”. 4) “Se der lucro, então, nem pensem duas vezes”. 5) “A direção do inter tem a obrigação de além de pagar a passagem para os dirigentes do Flamengo, brindar os cariocas os presenteando com o Wilson Mathias”. Bom final de semana e Feliz Natal a todos os leitores.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Escolinha GBB inaugura novas camisetas de treino

Com intuito de organizar e mostrar a marca GBB para Portela e região, lançamos neste final de 2011, para começar bem 2012 as novas camisetas de treino para os alunos da Escola GBB de Futsal.

Aos alunos pedimos que compareçam aos treinos com as respectivas camisetas e não as usem no dia a dia para melhor conservá-las.

Categoria Sub-13

Categoria Sub-13

Categoria Sub-11


sábado, 17 de dezembro de 2011

Escolinha GBB entrega boletins aos alunos

Nossa entidade tenta passar o máximo de ensino sobre futebol, sempre buscando aperfeiçoamento e inovações para que os alunos tenham um crescimento técnico/tático capaz de lhe alicerçar da melhor maneira possível no que se refere ao entendimento do esporte Futsal.

Assim sendo elaboramos um programa de treinamento para nossas crianças (Projeto GBB em anexo na página inicial) a fim de que todos indistintamente saibam o que queremos ensinar e como as poderemos alcançar. Deste modo somos cientes de que devemos levar em consideração que nossas crianças não são adultos em miniatura (Santana, 2000) e estão em processo de crescimento/desenvolvimento em suas capacidades e habilidades. Por isso, é necessário uma atenção diferenciada quanto aos conteúdos repassados a eles.

Nesse sentido, a Escolinha de Futsal GBB preparou um plano pedagógico para cada uma de suas categorias, a fim de atender seus alunos dentro de sua faixa etária e, principalmente, respeitando suas características físicas/motoras, técnico/táticas e psicológicas.


 
Categoria Sub-9

Coluna do Prof. Élver no Província (edição: 16/12/11)

Eu, futebol: Polêmico ou democrático?
Campeão
Em uma final num campo grande (quase neutro) no estádio do itapajé em Frederico Westphalen, o CMD/Tenente Portela mostrou sua superioridade na final do Campeonato Sub-21 de Frederico. Contando com jogadores novos, mas experientes (Augusto, Marcel, Renato, Talherme, Lima, Esquerdinha, Ede e Boita) mais a vitalidade de (Rodrigo, Eder, Dada, entre outros) o selecionado portelense não tomou conhecimento da equipe do Bangu/FW. Eu não tive o privilégio de assistir a partida, mas acompanhando pela Rádio Municipal pude perceber que o domínio da partida foi quase total de Portela, cabendo ao Bangu defender-se e sair em contra-ataques, quase sempre parando no meio do caminho. Este título foi a coroação para a equipe que mais quis vencer o campeonato, para a equipe que conseguiu encaixar as melhores peças (vindas de fora) aliada a ótima base que se tem aqui, fazendo assim um plantel muito perto do perfeito. Estão de parabéns os atletas e seus familiares, a administração e o CMD pelo apoio muito significativo, e a comissão técnica (Nata, Chape, Ira, Vande, Aléx, Stecker) que muito bem conduziram os meninos.
Há um ano atrás
Assisti Santos F.C. e Kashiwa Rey Sol pelo mundial de clubes. É uma emoção para quem assiste pela televisão, imagina estar lá no Japão nas arquibancadas e avalie a sua maneira a adrenalina em campo. Deve ser uma coisa “fora de série”. É, e o Inter teve a chance no ano passado e parou na semifinal, com a derrota para o desconhecido Mazembe. Veio em nós torcedores colorados um sentido de impotência/vergonha/incompetência, naquela oportunidade, por que de certa forma estávamos muito empolgados, com certa soberba, falando em goleada, enfim, perdemos e desta vez não poderíamos culpar o tal de “azar”. Desta forma avalio Celso Roth e Murici Ramalho. Assisti a uma entrevista do Murici (falando sobre o Kashiwa) em que ele falou em time organizado, que não desperdiça posse de bola, que tem um sistema de jogo interessante, falou ele também que assistiu há vários vídeos dos jogos da equipe japonesa e que no futebol não tem mais time “bobo”, então, o Santos devia ter o máximo de cuidado. E ai me recordando do Roth, não me lembro de ele ter dito que havia assistido a um jogo sequer do Mazembe e analisado as variantes daquele “desconhecido” time. É, acredito que se fosse hoje, o Roth teria analisado melhor seus conceitos. Tomara que o Muricy tenha assistido há vários jogos do Barcelona e possa montar um sistema capaz de segurar o Barça, o que é muito difícil.
Barcelona x Santos
O futebol é um dos esportes mais imprevisíveis com certeza. Mas quando encaixa não adianta chorar/espernear/bater a cabeça, enfim, Barcelona e Santos são indiscutivelmente duas das mais qualificadas equipes de futebol do mundo. Vale ressaltar a preparação tática e física avantajada que suas comissões técnicas empregam há suas equipes, mas, sobretudo o que realmente faz dessas duas equipes, equipes realmente “diferenciadas” são seus valores individuais (Neymar/Ganso/Borges) pelo Santos e (Messi/Xavi/Iniesta/Villa/Dani Alves) pelo Barça, entre outros menos habilidosos fazem de um jogo dessas equipes um verdadeiro desfile de passes, dribles, conduções de bola, chutes, com uma variabilidade e improviso fora do normal. Então, melhor que Barcelona x Real Madrid, será Santos x Barcelona, neste domingo pela final do Mundial Inter clubes. Não percam.
CREF/RS esteve em Portela
Fiscais do Conselho Regional de Educação Física estiveram aqui em Tenente Portela nesta semana. Este é o conselho fiscalizador das ações em academias, secretarias de educação, escolas de esportes, projetos esportivos sociais e outros afins. Neste contexto pelo que sei o os dois fiscais estiveram visitando e averiguando as regularidades e ou possíveis irregularidades em alguns estabelecimentos como: Academía Físico Forma e Escola de Futsal Garoto Bom de Bola. Segundo os fiscais em ambos não houve verificação de irregularidades sendo que ambas caminham na mais integra “licitude” com profissionais habilitados para exercer tais funções as quais são qualificados, e em ambas também se viu que a parte administrativa está preventivamente atuando na mais pura legalidade conforme as disposições que a lei exige. No entanto foi requerido pelos profissionais fiscalizados que o CREF lute pela classe profissional de Educação Física com maior veemência conforme a lei exige/permite.
Brasileiro Sub-20
Está acontecendo aqui no Rio Grande do Sul em Porto Alegre/Alvorada/Pelotas e Santa Rosa, o brasileiro da categoria juniores, ou Sub-20. Competição importantíssima que antecede a Copa São Paulo de Juniores e aos estaduais da categoria. Inter e Grêmio representam o Rio Grande, o Inter está classificado para as quartas de finas, já o Grêmio esta fora do campeonato, pois empatou na segunda colocação do grupo 4 (em pontos e em todos os critérios de desempate) com o Botafogo, sendo que a vaga foi decidida num sorteio entre os dois e o Botafogo teve mais sorte. O Inter tem uma equipe muito forte, venceu Cruzeiro, Flamengo, Figueirense e Bahia, e é forte candidato ao título do Brasileiro Sub-20. As categorias de base do Inter com certeza está entre as três melhores do Brasil, exemplo de investimento e organização, somado a garotos de muita técnica, disciplina tática, vontade de vencer, além das comissões técnicas muito qualificadas. Parabéns colorado. Bom final de semana aos leitores.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Élver no Província (edição: 09/12/11)

Eu futebol: Polêmico ou democrático?
Final do Campeonato Sub-21 de Frederico
Enfim a final. Neste domingo 11/12 em Frederico Westphalen acontece a grande final do Campeonato Sub-21 organizado pelo CMD daquele município. CMD Tenente Portela x Bangu/FW, certamente farão um jogo muito interessante. As duas equipes provaram que tem elenco muito forte e valores individuais capazes de decidir o jogo a qualquer momento. Por tudo o que fez (defesa menos vazada e ataque mais positivo) além de uma estrutura muito ampla fora de campo (organizacional) Tenente Portela merece ficar com o título. Sabemos que futebol é futebol e tudo pode acontecer, mas com certeza o trabalho foi muito bem feito. Estão de parabéns os jogadores, a comissão técnica e a administração municipal. Boa sorte  e que mais um título venha para Portela.
Processo seletivo do União Frederiquense
Será neste sábado 10/12 no campo do SERSA (Santo Antonio) a partir das 8 da manhã o processo de seleção para os juniores do União Frederiquense. O elenco que vai disputar o campeonato gaúcho de Juniores 2012 sairá em sua grande maioria deste processo seletivo. Foi amplamente divulgado e os atletas que quiserem mostrar seu potencial e fazer parte do grupo devem comparecer para terem chances. Levar documento de identidade e materiais para treino. Compareçam, não percam a oportunidade.
Vida de técnico
Todo brasileiro tem um pouco de técnico de futebol, correto? – Seja na seleção, seja no seu time do coração, na equipe da sua localidade/bairro, cada um tem dentro de si a solução, o conhecimento (teórico) para os defeitos da equipe a qual é torcedor. Incrível, sempre discordamos de uma ou outra escolha do técnico que está no comando de nosso time do coração, as vezes por “birra” e as vezes “só para criticar mesmo”. Foi assim desde os primórdios do futebol passando pela Copa de 50 (Técnico: Flávio Rodrigues Costa), Copa de 58 (Técnico: Vicente Feola), Copa de 70 (Técnico: João Saldanha), Copa de 82 (Técnico: Tele Santana), Copa de 2002 (Técnico: Felipão), Copa de 2010 (Técnico: Dunga), e ai segue para todo o sempre. Seja renomados e vitoriosos técnicos como Luxemburgo, Leão, Parreira, Zagallo entre outros, ninguém jamais conseguirá ser unanimidade. Cada um é técnico e ou pensa saber mais que os tais quando a referência é futebol. Neste contexto falo sobre “Tite”, atual técnico do Corinthians (já treinou nossa dupla Gre-Nal) e é o atual campeão brasileiro de futebol. Este é bom mesmo, um cara que planeja, trabalha dia após dia falando em “treinabilidade” palavra considerada invenção de sua cabeça no início e agora (após o título) tornada aceitável pelos críticos que antes entendiam ou tiravam “sarro” dizendo “titebilidade”. Este é o cara, um pensador do futebol, um avaliador de cada circunstância/detalhe, cada sistema(s), estrategísta, estudioso de equipe por equipe, avalia o elenco (seu e do oponente) e até a estrutura do clube, sabe lidar com as adversidades que ocorrem em um grupo ou equipe de futebol, altos e baixos, quedas de rendimento, salto alto (seqüência de vitórias), baixa auto-estima (seqüência de derrotas), ele não se abate facilmente, é sabedor de que o técnico deve ser a estrutura da equipe, o pilar de sustentação dos seus comandados. Assim, tem saídas e em muitos momentos quando se vê apertado conta com a sorte (que tem quem trabalha) por mais que ele próprio não credite ou acredite em sorte e sim em competência. Desta forma, mais um gaúcho é exemplo de competência e sucesso garantido no mundo da bola, e a imprensa carioca e paulista tem que se render e aplaudir o melhor técnico de 2011 é Tite. Esta mesma imprensa já coloca o seguinte “slogam”: Quer que seu time tenha sucesso? -Pelo jeito o negócio é chamar um guri (gaúcho). Em 2010 Mano Menezes assumiu a seleção. Paulo César Carpegiani é bem visto no Rio e em São Paulo. Felipão ta no Palmeiras, que é uma “trairagem” só, o clima lá é bem tenso. Renato Gaúcho “marrento” pra Chu-chu cresce a cada ano. Celso Roth não agrada nem a “gregos” nem a “troianos” gaúchos, mas tem um título continental que muito “bam-bam-bam” queria ter, tem fama de retranqueiro, mas sempre acaba contratado por um time grande. Estamos bem representados por esses técnicos.
Inter
Com um time melhor posicionado em campo, um banco de reservas com várias alternativas, um técnico bem mais motivado, e uma frenética torcida na arquibancada o Internacional conseguiu superar seu maior rival no último Gre-Nal de 2011. Ainda de quebra qualificou-se para a pré-libertadores tão sonhada por nós torcedores. Esperamos que no próximo ano a diretoria de uma mudada no elenco, não precisa ser tão radical, mas com certeza algumas peças já não tem mais condições de ficar no Beira-Rio. Bolivar (Já era), Zé Roberto (nunca esta em forma) e Jô (ninguém agüenta) são os principais que devem arrumar as malas e sair á francesa. E tem mais algumas figurinhas que estão a muitos anos ali e já renderam o que poderiam render e agora não poderão contribuir com muita coisa. Fala-se que Dagoberto já está acertado (vem a peso de ouro), vejo que a comissão técnica poderia dar mais chance aos da base, quem sabe com maior ritmo de jogo não nos surpreenderiam com gratas revelações. Além dos garotos Delatorre, João Paulo, tem o Siloé, muito habilidoso, e que está voando e pedindo passagem a tempos e o Dorival ainda não deu chances. Tomara que em 2012 ocorram algumas mudanças de conceitos e o colorado possa com isso almejar um título de expressão novamente. Bom final de semana a todos os leitores.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Coluna do Prof. Élver no Província (edição: 02/12/11)

Eu, futebol: Polêmico ou democrático?
"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio." (Provérbio Indiano)
Campeonato Sub-21 em Frederico
Pegou “fogo” as quartas de finais do Sub-21 em Frederico. Literalmente, (1) pelo calor natural de quase 35 graus no campo e (2) pelo fato dos jogos serem muito parelhos técnico/taticamente falando. Em particular comento sobre os jogos que tive a oportunidade de assistir. CMD Portela x Rio Grandense/FW e Bangu/FW x Botafogo/CMD Taquaruçu do Sul. Do primeiro jogo pude perceber que Portela mandou na partida, tendo buscado o gol desde o primeiro minuto, as vezes um pouco indefinido saber quem era o responsável pelas cobranças de faltas, seja laterais, seja frontais, porém não foi preciso gol direto de falta para decidir o jogo. No geral, viu-se que no gol o Augusto é muito confiável, que o quarteto de zaga (mesmo desfalcado) pelo lateral João Avrella teve muita segurança, o meio de campo com os meninos de Santo Augusto Talherme e Lima, mais o Eder Schrader fazem uma transição defesa/ataque com muita qualidade, mesmo que ás vezes o Mateus tenha sumido em determinados momentos (perdoe-me se estiver errado), quando pegava na bola conseguia dar um ritmo interessante a equipe, o que é pedido ao 10 da equipe. No ataque, muito rápido, diga-se de passagem, o Felipe e o Esquerdinha vão muito bem obrigado, e ainda tem o menino “Dada” de Miraguaí, que esta pedindo passagem ao time titular, boa dor de cabeça ao técnico com certeza. No final 2 x 0 merecido e parabéns a todos da equipe portelense pelos méritos. No outro confronto pude assistir e comentá-lo pela Rádio Comunitária de Frederico. Um jogo melhor e mais parelho, ataques e contra-ataques contínuos para ambas as equipes, nível técnico muito parecido fez de Bangu/FW e Botafogo/TS um confronto digno de ir para os pênaltis em seu final, ao empatarem em 1 a 1 no tempo normal, com gols de falta para ambos os lados. No Bangu destacaram-se os jogadores Basso, Luis Henrique Ló, Daisson e Vini, e no Botafogo os jogadores Maicon Bueno, Ganzer (mesmo abaixo do que eu esperava), Yan, Rafael, Lucas e Diogenes. Foi uma pena para o campeonato a equipe de Taquaruçu cair nesta fase. Desta forma digo que serão muito boas as semi-finais deste campeonato e vale a pena ir assistir. Sábado tem Portela contra Pinheirinho do Vale. Quem puder compareça a Frederico no campo do São José, vale a pena incentivar.
Adiado processo seletivo de atletas para o União de Frederico
Devido ao vestibular da URI e aos jogos das semi-finais do Campeonato Sub-21 de Frederico, foi adiado para dia 10/12 (sábado) com início ás 8 hrs da manhã se prolongando até a tarde o “processo de seleção” de atletas para os juniores do União que representarão esta equipe no estadual da categoria em 2012. Todos os atletas dos anos base 1992/93/94/95 estão convidados a mostrarem seus talentos futebolísticos. O local será o campo do SERSA (Santo Antonio) em Frederico. Aproveitem a oportunidade gurizada de Portela e região.
Inter e Grêmio
Que sacanagem com a torcida colorada e gremista foi o acontecido na penúltima rodada do brasileirão. O Moledo zagueiro do Inter deu aquele presente antecipado de Natal para o Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), ai vitória dos cariocas. E o Victor e seus zagueiros bateram cabeça e entregaram o empate ao Atlético de Goiania. O retrato da nossa dupla Gre-Nal é esse, sem méritos no campeonato, e com muitas falhas tanto individuais quanto coletivas (certamente) teremos que nos abraçar e disputar a Sul-americana, caso o Internacional não vença o seu rival domingo. Os trapalhões poderiam ser re-editados no Olímpico e no Beira-Rio.
Sub-17 do Juventude campeão estadual de Juvenis
Tive a oportunidade/privilégio neste ano de realizar dois estágios de campo no Esporte Clube Juventude, um na categoria Sub-15 e outro na categoria Sub-17. No Sub-17 foi por intermédio do Professor Alon, ex-colega que trabalhou comigo na Escolinha de Futsal GBB. Alon ao sair do GBB foi desempenhar suas atividades pela base do Juventude começando no Sub-15 e depois passando ao Sub-17 onde deu corpo físico aos meninos que nesta segunda (28/11) sagraram-se campeões estaduais juvenis, título inédito para a equipe da serra e conquistado contra o Internacional em pleno estádio Beira-Rio, 3 x 2 para o Juventude. O Alon esta agora no Sub-15, mas com certeza os meninos e o clube lhe são muito gratos pelo belo trabalho que ele fez quando esteve a frente da preparação física do Sub-17. Parabéns Alon.
Futebol e Tae Kwon Do, tem haver!?
Tem a ver com certeza, Tae Kwon Do trás além de disciplina, sabedoria, dedicação e uma ótima flexibilidade aos alunos da modalidade e nos ajuda no futebol, pois a flexibilidade é uma das capacidades físicas mais significativas para que o ser humano tenha maior êxito em suas atividades esportivas. Quem trabalha este esporte em Portela é o “ITI”, com a Escola Educar de Artes Marciais. A Escola conta com alunos de várias faixas etárias, 9,10,11, 30 e poucos anos, logo, nós do futebol parabenizamos “ITI”, a você e sua equipe “Educar” por nos ter muito bem representado na  5 Copa RS de Tae Kwon Do, ainda mais que um aluno em comum o Clândio Gabriel Rodrigues, 9 anos, ficou em primeiro lugar na faixa azul ponta vermelha, e muitos outros tiveram excelentes resultados. Obrigado pela ajuda há nós do futebol. Parabéns. Bom final de semana a todos os leitores.

Projetos Elver (Escolinha GBB Feminino)

PROJETOS ELVER (Escolinha GBB Feminino)     Nossa tarefa docente no futebol/futsal vai além das quatro linhas, vai além do aspecto f...